Qui25052017

Back Início Pensatas Matutando Pense Nisto Reflexões Falência dos Recursos Humanos

Falência dos Recursos Humanos

falencia-recursos-humanosFalência humana fala de ausência de recursos, projetos, perspectiva, sonhos e esperança.

Jesus estava presente num casamento em Caná da Galiléia, tudo estava indo muito bem, quando de repente o vinho (que representa alegria) acaba...

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, e disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” - João 2:1-10

 

 

 

1-suicidioSuicídio

Nos deparamos hoje em dia com um índice alarmante de suicídio, que tem matado mais que a violência urbana e guerras, Estima-se que de 10 milhões a 20 milhões de pessoas tentem suicídio a cada ano. O suicídio é a segunda principal causa de morte em pessoas entre pessoas de 15 a 24 anos e a cada 20 tentativas de suicídio, uma é concretizada. A autopreservação é uma das coisas mais fortes em nós, logo, a coragem de cometer suicídio deve ser ainda mais forte. Inúmeros estudos e testes psicológicos tem sido realizados para se determinar o que leva uma pessoa ao suicídio, ou quem seria um suicida em potencial. Fato é que já não há mais alegria em prosseguir, o vinho acabou!

 

 

 

1-depressao

Depressão

Encontramos adolescentes no alto dos seus 13/16 anos, sem esperança, sem motivação, tristes, desanimados, pessimistas e com baixa autoestima, certamente a frequência e a combinação de tudo isto mostra que o vinho da festa acabou, e eles não sabem mais o que fazer, independentemente de haver uma boa situação financeira, bons amigos, boa saúde, etc. Observamos índices alarmantes de depressão, síndrome de pânico, drogas, alcoolismo, violência e prostituição entre o público teen. Determinar as causas e consequências pode ajudar, e ajuda, mas não previne novos episódios de ira, tristeza e amargura, nem garante a cura. Para muitos, prosseguir já não importa mais. O vinho acabou.

 

 

 

1-desistencia

Desistência

Estatísticas apontam que cerca de 30% desistem de um curso universitário no primeiro ou segundo ano. Certamente as razões para tantas desistências são variadas, mas é sabido que grande parte dos desistentes afirmam ter escolhido determinado curso, na tentativa de agradar aos pais. Constata-se que as pessoas são menos susceptíveis à evasão escolar quando desenvolvem expectativas realísticas em relação aos cursos. A realidade é a de que de repente tudo parece embaçado e sem sentido, as motivações iniciais desapareceram e tudo virou numa grande chatice, um peso enorme. Prosseguir já não importa mais. O vinho acabou.

 

 

 

 

1-relacionamentoRelacionamento

Uniões desgastadas entre pais e filhos, é mais comum do que se imagina. Muitos pais se trancam com medo dos filhos, e vice-versa, irmãos contra irmãos, desavenças sem fim. São relacionamentos onde há muito não há respeito, tolerância, amor, mas somente comentários que ressaltam as deficiências e atitudes negativas. Na verdade, todo e qualquer diálogo já foi abandonado há tempos. O vinho acabou, dando lugar a conflitos inimagináveis, tais como o parricídio, o matricídio e o filicídio (o maltrato, o abuso, o desprezo, o abandono, o assassinato e o massacre de pais, filhos, irmãos ou netos). Afeto, respeito e dignidade se esvaíram e prosseguir já não importa mais.

 

 

 

 

1-divorcioDivórcio

Nunca foi tão grande o número de divórcios, sem falar nos que se arrastam por anos a fio em casamentos falidos. (Segundo o IBGE, em 2011 foram concedidos 351.153 processos judiciais de separação), onde antes tudo era lindo e maravilhoso, as atrações, os sonhos, os momentos juntos, mas em pouco tempo o encanto desapareceu, e ambos já não são os mesmos, e preferem estar um sem o outro. Tudo virou um peso e uma canseira. Mas por que aqueles que decidiram viver juntos para desfrutar de intimidade, alegrias, responsabilidades, amor, filhos, acabam neste pesadelo inexplicável? Um martírio, uma tortura chegando à beira do insuportável? Prosseguir já não importa mais. O vinho acabou.

 

 

 

1-vinho-acabouO Vinho Acabou

Alguma torneira foi fechada. Exemplos poderiam se multiplicar não existe mais alegria para bancar a animação da festa até ao fim da vida. Prosseguir já não importa mais.

Em algum momento...

Em alguma hora...

Em algum tempo... o vinho acaba e a gente olha para dentro e não tem mais nada.

 

Falência dos Recursos Religiosos

Esta narrativa de João não somente nos mostra que o vinho havia acabado, mas que os vasos estavam vazios, sem utilidade, jogados num canto.

Tinham forma/fachada mas nada dentro, (talvez algumas teias de aranha), vazios e sem conteúdo, Existem vazios na alma e no coração que a religião não preenche, as pessoas não preenchem, falta alguma coisa.

E o que fazer contra a religião de fachada, insípida e contra a falência humana de não conseguir manter a festa da vida até ao fim?

 

1-vinho-nao-acabaraObedecendo a tudo o que ele nos disser

Jesus manda encher os vasos religiosos com água e então surge milagrosamente um vinho de qualidade superior, a festa vai continuar... Jesus colocou milagre na festa.

Jesus deseja que a festa não acabe em sua vida, e o que é preciso então? Obedecer a tudo o que ele nos disser.

 

 

 

Querido pode ser que muita coisa na sua vida esteja em estado de falência.

- Seu casamento (sem amor, entediado)

- Filhos cansados dos pais

- Pais cansados dos filhos

- Irmãos contra irmãos

- Trabalho sem prazer, só estresse

- Religião sem nada dentro

- Sem perspectiva para o amanhã

- Etc. etc. etc.

Jesus pode e quer intervir neste estado de falência, ouça e obedeça ao que ele diz.

Já pensou em tratar a sua mulher/marido como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu filho(a) como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu pai/mãe como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu irmão(ã) como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu chefe como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu empregado como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu inimigo como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu dinheiro como Jesus manda?

Já pensou em tratar o seu trabalho como Jesus manda?

Já pensou em orar como Jesus manda?

Já pensou em olhar para as pessoas como Jesus manda?

Já pensou em tratar TUDO conforme ele mandar?

Ele quer o nosso bem

E o vinho bom nunca se acabará, e o milagre de Deus estará presente até o fim da sua existência. Bebamos do manancial de Deus, façamos tudo conforme ele mandar. Ele quer o nosso bem.

 

marcos-teixeira

  

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.