Ter28032017

Back Início Pensatas Matutando Pense Nisto Artigos Este é o Homem para quem Olharei

Este é o Homem para quem Olharei

homem-a-quem-olhareiComo um grande admirador do explendor e da imensidão celeste, quando criança eu me deleitava em ficar observando as estrelas.

“Todavia, Deus não vive em templos feitos por mãos humanas, como diz o profeta: O céu é o meu trono,e a Terra é o estrado dos meus pés. Que casa me poderiam vocês construir? diz o Senhor. Ficaria eu nela? Não fui eu quem fez tanto os céus como a Terra?” - Atos 7:48-50

Outro dia lendo um dos chamados modelos teóricos do universo, me surpreendi com a grandeza de suas afirmações que encontrei ali, certamente nunca cheguei a este número mas de acordo com esta teoria, podemos contar a olho nu cerca de 6.000 estrelas no céu. Elas parecem distribuídas aleatoriamente pelo céu, mas não é bem assim... e isto é fascinante.

A “nossa” Via Láctea que é de um tamanho médio comparada com as outras galáxias conhecidas, existe entre 200 a 500 bilhões de estrelas. É muita areia para o meu caminhãozinho... sinceramente, não dá nem pra imaginar...

Recentemente em 1995, o telecópio espacial HUBBLE (vale a pena ler mais sobre este ele) observou uma pequena região no céu onde até então não se via nenhum objeto, pois bem, foram fotografadas milhares de galáxias, nunca vistas antes, algumas com mais de 12 bilhões de anos luz da Via Láctea...

Bem... vamos imaginar o que seria 1 ano luz... para então nos perdermos no que seria 12 bilhões de anos luz. Como a velocidade da luz é de 299.792.458 metros por segundo e o ano possui 365,2425 dias, então temos que 1 (um) ano-luz vale 9.460.536.207.068.016 metros (aproximadamente 9,46 trilhões de quilômetros); ou também 63.241,07710 UA (unidade astronômica). Onde 1 (uma) UA é igual a 149.597.870,66 quilometros o que equivale a distância média do Sol à Terra.

Vamos mais devagar para se ter um melhor entendimento da “grandeza” desta distância. Então, se a cada segundo de tempo a luz percorre 299.792,458 km, ela vai andar 60 vezes mais em 1 minuto, o que dá 17.987.547,48 km. Se anda isso em 1 minuto, vai andar 60 vezes mais em 1 hora, o que dá 1.079.252.848,8 km. Se anda isso em 1 hora, vai andar 24 vezes mais em 1 dia, o que dá 25.902.068.371,2 km. Finalmente, se anda isso em 1 dia, vai andar 365,2425 vezes mais em 1 ano, o que dá 9.460.536.207.068,016 km. UAU!

-Um raio de luz que parte da Terra chega até a Lua em 1,3 segundo-A luz leva cerca de 8,3 minutos para viajar do terra até o Sol

-Para atravessar o Sistema Solar a luz precisa de 11 horas

-Alpha Centauri está a 4,22 anos-luz de distância da terra. a luz precisa de um pouco mais que 4 anos para chegar lá

-Somente nossa Via-Láctea tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro

-Até a Galáxia de Andrômeda, uma das mais próximas, cerca de 2 milhões e 300 mil anos

Com base nas imagens do Hubble previu-se entre 2 e 3 milhões de galáxias por grau quadrado do céu, ou seja, entre 80 e 120 bilhões de galáxias possíveis de serem observadas pelo Hubble em todo o universo. E a realidade já comprovada é que o Hubble não consegue ver um grandioso número de estrelas devido ao pouco brilho que emitem e também devido à chamada nuvem intergaláctica.

Após 1995, novos e mais vastos estudos foram feitos e constatou-se que o número de galáxias do universo deve ser pelo menos o dobro daquele que se pensava até então. Considerando que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo e que cada galáxia possua em média pelo menos 100 bilhões de estrelas. UAU, então temos 100 bilhões de trilhões de estrelas, ou mais... no universo.

Alguns dados para ajudar nas comparações:

  • - Fios de cabelo na cabeça humana : 160 a 170 mil
  • - Estrelas na Via Láctea : 200 a 500 bilhões
  • - Galáxias no Universo : 1500 a 2500 bilhões
  • - Células no corpo humano : 50.000 bilhões
  • - Estrelas no Universo : 100 bilhões de trilhões

Bem... ao olhar a imensidão de tudo isto, como ficamos? Nós, formados do pó da terra e que por inúmeras vezes nos sentimos o centro do universo e fazemos todas as coisas como que gravitar em torno dos nossos interesses e vontades. Voltemos para o que nos afirma as Escrituras:

“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra” – Isaías 66:1-2

“Trema da minha palavra...”, como isto te parece? O Altíssimo, com olhos atentos busca algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes da terra.

Pobres e miseráveis os homens que lutam para estabelecer seus próprios reinos, para sua própria vanglória.

Pobres e miseráveis os líderes que usam a palavra de Deus em proveito próprio.

Pobres e miseráveis os que menosprezam e zombam da lei do Senhor ainda que ministrem nos átrios de sua casa.

Pobres e miseráveis os que falam em nome de Deus e desvirtuam o caminho das virgens e viúvas.

Pobres e miseráveis os que também por interesse próprio fazem acepção de pessoas.

Pobres e miseráveis os que tem medidas desiguais e balança adulterada.

Pobres e miseráveis os pastores que apascentam a si mesmos cujo deus é o seu próprio ventre.

Pobres e miseráveis os que abandonando o primeiro amor fazem comércio na casa de Deus - quem lê entenda.

Pobres e miseráveis pois não sabem que de tudo haverão de prestar contas como nos afirma Hebreus:

”E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. – Hebreus 4:13

Amados que paz não invade o nosso coração ao saber que Deus vê e conhece o coração dos homens, e tudo está nu e patente aos seus olhos.

 

Firme na Rocha!

marcos-teixeira

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.