Utilidade da faixa contínua perto de semáforos
- Por
- Marcos Teixeira
Você sabe por que razão as faixas de rolamento das pistas deixam de ser pontilhadas para se transformarem em faixas contínuas próximos a semáforos? Observe a imagem abaixo.
Nunca parou para pensar nisso não é? Bem, saiba que essa sinalização horizontal tem um propósito, não está lá de graça. E que inclusive o seu tamanho tem uma utilidade. Está pensando que é para dividir melhor os carros quando estão parados no sinal vermelho? Não, não é para isso. Vamos às explicações.
Primeiro você tem que saber que a faixa contínua está lá para você calcular se vai dar tempo de passar pelo semáforo antes que ele se feche! Surpreso? Aposto que sim. Indo ao encontro do semáforo, digamos que ele fique na cor amarela, fazendo você frear bruscamente com medo dele fechar antes de você passar. Isso é comum entre muitos motoristas, principalmente em semáforos que possuem registros de avanço, uma verdadeira fábrica de multas e de arrecadação para as prefeituras e Detrans pelo país.
Para melhorar essa situação, é só fazer o seguinte: ao seguir pela via e, aproximando-se de um semáforo, observe se você já adentrou a linha contínua - observe abaixo a área delimitada pela linha verde colocada na imagem.
Caso o semáforo amarele e, caso você já esteja trafegando dentro dessa área, observe se sua velocidade está na máxima permitida para a via, indicada pela sinalização vertical. Caso afirmativo, você conseguirá passar pelo semáforo antes de ele se fechar. É que o tamanho dessa linha é calculado de acordo com a máxima permitida para o local. Caso ela seja, por exemplo, 50 km/h, terá um determinado tamanho. Caso a velocidade máxima seja 70 km/h, terá um tamanho diferente, proporcional à velocidade.
Experimente agora observar essa faixa de outra maneira. Você vai notar que quando estiver indo em direção ao semáforo, torcerá para entrar nessa faixa. Assim estará "seguro" para atravessar o semáforo. Caso o semáforo amarele, e você não esteja dentro dessa faixa, pode frear que você não conseguirá passar. Poderá passar se estiver em uma velocidade superior à máxima permitida para a via, mas cuidado: é comum semáforos com registro de avanço terem também registro de velocidade. Outro motivo para não abusar é o risco de acidente, afinal aquela velocidade não está lá indicada à toa.
Se todos soubessem disso mais segurança seria trazida para o trânsito em geral. Agora uma pergunta: alguém aprendeu isso na autoescola?