Thomas Goodwin
- Por
- Marcos Teixeira
Thomas Goodwin (1600 - 1680), conhecido como "o Velho", foi um teólogo e pregador puritano Inglês, e um importante líder religioso dos Independentes. Ele atuou como capelão de Oliver Cromwell, e foi imposto pelo Parlamento como presidente do Magdalen College, Oxford em 1650.
Ele estudou na Universidade de Cambridge em 1613. Ele se graduou no Colégio de Cristo, Cambridge, em 1616.
Em 1625 ele foi um pregador licenciado da universidade;. E três anos depois tornou-se professor do Trinity Church, sucessor John Preston, o vicariato de que foi apresentado pelo rei em 1632.
Em 1643 ele foi escolhido um membro da Assembléia de Westminster, e logo se identificou com o partido independente, geralmente referido em documentos contemporâneos como os "irmãos dissidentes". Em janeiro de 1650 seu talento e aprendizagem foram recompensados pela Câmara com a presidência do Magdalen College, Oxford, cargo que ocupou até a Restauração de 1660.
Ele era capelão de Oliver Cromwell de 1656. Ele tinha um alto favor do Protector, e foi um dos seus conselheiros íntimos, atendendo-o em seu leito de morte.
Ele também foi um comissário para o inventário da Assembléia de Westminster, de 1650, e para a aprovação de pregadores, 1653, e junto com John Owen elaborou uma emenda à Confissão de Westminster em 1658.
De 1660 até sua morte, viveu em Londres, e dedicou-se exclusivamente ao estudo teológico e ao ministério pastoral da Igreja Fetter Lane Independent.
Os trabalhos publicados por Goodwin durante sua vida consistem principalmente de sermões impressos por ordem da Câmara dos Comuns. Ele também foi associado com Philip Nye e outros na preparação da narração Apologetica (1643).









Igreja 








