Dom17102021

O Venerável Bede

o-veneravel-bedeO Venerável Bede, nasceu em 672 e morreu em 735. Ele passou a maior parte da vida no mosteiro em Jarrow-on-Tyne. Sua obra mais notável foi a História Eclesiástica da Nação Inglesa. Este trabalho de cinco volumes conta os eventos na Grã-bretanha deste os ataques de Julius Cezar em 55AC até a chagada do primeiro missionário de Roma, Santo Agostinho em 597DC. Os escritos de Bede são considerados o melhor resumo deste período da história jamais feito. Alguns o chamam de: “O melhor trabalho histórico desde a Idade Media”.

Suas últimas ho­ras foram gastas terminando a tradução para o vernáculo do Evange­lho de João. Infelizmente, esta obra se perdeu.

Há imensa quantidade de sermões da Idade Média, mas poucos estão disponíveis em inglês. Os pregadores medievais não tinham dúvidas sobre o céu, o inferno, a alma e a obra redentora de Jesus Cristo. Diante da incerteza de muitos de nossos sermões modernos, é reconfortante estudar um sermão da Idade Média.

Como veremos no sermão pregado por Bede, havia muito da arte dos contadores de histórias nos sermões deste antigo pregador.

Ganhou o titulo de “O Pai da história Inglesa” . É considerado como um Doutor da igreja, um titulo de significância teológica.. É o único homem da Grã-Bretanha a conseguir esta titulação.

Muitas histórias rondam seu nome, uma é provavelmente mística: “Em uma visita a Roma com outros escolares, ele os encontrou tentando decifrar uma inscrição em letras codificadas em uma porta de ferro. Um cidadão romano passando e vendo a confusão, chamou Bede de vaca inglesa, quando para sua surpresa Bede decifrou de imediato o significado. Tinha a ver com uma vaca! Deste tempo em diante, por causa de sua sabedoria e a precisão do seu intelecto passou a ser chamado de Venerável”.

Os artigos de Bede cobrem um espectro amplo cobrindo a tradução da bíblia e as escrituras Seus comentários sobre as escrituras e do Livro das revelações são os seus primeiros trabalhos. Ele é também creditado com tendo escrito três hinos em Latim.

 

 

Acesse ao sermão: O Encontro da Misericórdia e da Justiça

 

 

 

Fundamentos da Fé

fundamentos
Nada Além de Cristo Jesus
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.