Sex19042024

John Wesley

Índice de Artigos

john-wesleyJohn Wesley nasceu em 28 de junho de 1703, em Lincolnshire, na Inglaterra, em uma família de dezenove filhos. John foi o 12º dos dezenove filhos do reverendo Samuel Wesley e fundador do Metodismo.

Quando completava seis anos de idade , um trágico acidente quase tirou sua vida num incêndio à noite, provocado por um grupo de malfeitores. O fogo se alastrava no teto de palha da igreja onde eles moravam, começando a estilhaçar brasas sobre as camas. Subitamente, Hetty Wesley, um dos irmãos menores, acordou assustado e correu até o quarto de sua mãe. E logo todo mundo estava em pé, tentando conter o domínio das chamas, enquanto a pequena criada, agarrando o bebê Charles nos braços, chamava as crianças para um lugar mais seguro. A essa altura, Twice Susanna Wesley forçava a porta contra as costas, numa tentativa desenfreada de proteger-se. A família finalmente conseguiu sair de casa e, apavorada, reuniu-se no jardim, pois descobrira que o pequeno John havia ficado dentro da casa. Voltaram correndo para socorrê-lo, mas era tarde demais; a escada estava em cinzas e o que tornava impossível subir no segundo piso para resgatá-lo. O jovem apareceu na janela, mas não tinham como subir no piso superior. Porém, pelo poder de Deus surgiu no meio da multidão um homem que pulou sobre os ombros do pai de John, num esforço desmedido conseguiu vencer as chamas e segurar-se em destroços pendurados no telhado, salvando assim a criança.

Consequentemente, uma profunda gratidão e amor pelo Senhor passaram a residir no coração de John que, mesmo depois de homem, considerava que havia escapado aquela noite porque Deus tinha um propósito muito especial em sua vida. Várias vezes ele chegou a comemorar este dia em seu diário secreto que escreveu: "Arrancado das Chamas". Seis anos depois, em Charter House School, John matriculou-se na Universidade de Oxford, tornando-se um estudante da igreja de Cristo. John Wesley e seu irmão Charles organizaram um pequeno grupo de estudantes para orações regulares, estudos bíblicos e outros serviços cristãos. O Clube Santo, como era chamado, incluía vários integrantes, que, mais tarde, tornaram-se pioneiros de um avivamento, ocorrido no século XVIII, destacando-se, entre outros, George Whitfield.

Obedecendo a um chamado do Senhor, John Wesley viajou para colônia em Georgia, como capelão, em 1736. E desenvolveu um método de trabalho de edificação e crescimento da Igreja que denominou de metodismo. O reverendo George Whitfield, depois de visitar a sede do movimento, escreveu: "O eficiente trabalho de John Wesley na América é impressionante. Seu nome é muito precioso entre o povo, pois tem edificado as fundações que, espero, nem homens nem demônios a abalem".

Em contato com German Moravian Christians na América, Wesley questionava sobre as verdades cristãs. Sabia muito bem que o êxito de seus trabalhos estava nas mãos de Deus e, por isso, começou a intensificar sua vida de oração. Não demorou muito tempo e, em 24 de maio de 1738, acabou encontrando a resposta quando, de volta para a Inglaterra, resolveu registrar tudo quanto acontecera naquele dia: "A tarde, visitando a sociedade em Aldersgate Street, li o ‘Prefácio da epístola aos Romanos’ na versão de Lutero, cujas palavras tocaram-me profundamente. Senti meu coração bater fortemente. E, desde aquele momento, aprendi a confiar em Cristo mais do que apenas como meu Salvador, mas também como meu Senhor absoluto, a quem eu poderia entregar o total controle de minha vida. Estou seguro de que os meus pecados estão perdoados. Me salvei da lei do pecado e da morte". Esta experiência mudou o rumo da vida de Wesley que, a partir daquele momento, passou a ser avivado pelo Espírito Santo de Deus, sendo consagrado o maior apóstolo da Inglaterra.

John Wesley sentiu de Deus que deveria começar um trabalho de pregação ao ar livre viajavou para Bristol a fim de ajudar George Whitfield, que na época era conhecido como o mais eloqüente pregador da Inglaterra. Wesley, a princípio, rejeitou a idéia, mas uma vez convencido da vontade de Deus, acabou se tornando mais famoso que Whitfield. Viajava milhares de quilômetros por ano. Experimentou os mais cruéis sofrimentos e oposições em toda sua vida. Estava frequentemente em perigo.

Embora fosse sábio e proeminente, o itinerante evangelista era um homem simples e executou muitas obras sociais. As suas poderosas mensagens muito influenciaram a igreja que, no ano de 1739, adquiriu uma sede para o movimento protestante, que crescia espantosamente. Comprou uma casa de fundição em ruínas, na cidade de Moofield, e transformou-a num templo. O prédio passou por uma rigorosa reforma e depois de pronta, a igreja passou a comportar cerca de mil e quinhentas pessoas. Era o primeiro edifício metodista em Londres, onde a verdadeira doutrina de Cristo era proclamada. Pessoas sedentas por ouvir a gloriosa mensagem do evangelho cruzavam todos os domingos a escuridão das estradas de Moorfield com lanternas, para ouvir os ensinamentos de Wesley. O prédio dispunha de sala de reuniões, com capacidade para 300 pessoas, sala de aula e biblioteca.

Mais tarde, John Wesley instalou a sua própria casa na parte superior da capela, onde passou a morar com a sua família. Em 1746, abriu um centro de atendimento médico e escolar gratuitos, com capacidade para 60 estudantes, contratou farmacêutico, cirurgião e dois professores e, em 1748, alugou uma casa conjugada para refugiar viúvas e crianças. Muitos foram os patrimônios conseguidos pela igreja durante os 40 anos do movimento metodista em Moorfield, organizada por John Wesley. Entretanto, devido à expiração do contrato imobiliário, a sede teve de mudar-se para um outro lugar.

Próximo dali, em City House, encontrava-se um vasto campo, um lugar de pântanos, recentemente aterrado, onde foi construída a catedral de Saint Paul. John Wesley alugou quatro mil metros quadrados destas terras em 1777 para construir a nova capela. E, finalmente, em 21 de abril do mesmo ano, sob forte chuva, lançou a pedra fundamental, com a seguinte gravação: "Provavelmente, esta pedra não será vista por algum olho humano, mas permanecerá até que a terra e o trabalho sejam consumados". Naquele dia, Wesley improvisou um púlpito sobre a pedra e pregou sobre o livro de Números 23.23.

Em 1 de novembro de 1778, dezoito meses depois, a capela estava próxima de ser aberta para ao público. E apesar de grandes dificuldades encontradas durante sua construção, os trabalhadores tiveram todas as ferramentas de obra roubadas. Mas Deus recompensou grandemente o esforço de Wesley, levantando voluntários de várias cidades e paísas,que doarem e auxiliaram financeiramente a construção do templo.

Toda a galeria foi coberta com gesso e os bancos de madeira de carvalho, doadas pelas igrejas da América, Canadá, Sul da África, Austrália, Oeste da Índia e Irlanda. As janelas vitrificadas, as impressões no teto foram trabalhadas no estilo Adams (réplica antiga), e a casa de Wesley construída num pátio em frente à capela.

Mesmo depois de muito velho, John Wesley continuava pregando em City Road e Latherhead. E, quando percebeu que sua vida estava chegando ao fim sentou-se em sua cama, e adorou a Deus cantando : "Quando alegre eu deitar este corpo e minha vida for coroada de bênção, quão triunfante será o meu fim! Eu glorificarei a meu Criador enquanto tenho fôlego; E, quando a minha voz se perder na morte, empregarei minhas forças; em meus dias o glorificarei enquanto tiver fôlego até o fim de minha existência".

 

 

Acesse ao sermão: O Grande Julgamento

 

 

 

Fundamentos da Fé

fundamentos
Nada Além de Cristo Jesus
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.