Ter21092021

Back Início Defesa da Fé Apologética A Criação Os Fósseis Vivos O Nautilus

O Nautilus

nautilusO nautilus é semelhante de uma forma geral a outros cefalópodes, com uma cabeça proeminente e tentáculos. Eles não tem o sistema nervoso central e normalmente têm mais tentáculos do que outros cefalópodes (lula e polvo), até noventa. Esses tentáculos são organizados em dois círculos e há dois pares de guelras.

O nautilus é considerado um fóssil vivo que sobreviveu sem muitas mudanças por centenas de milhões de anos.

Eles são encontrados ao longo das encostas profundas que fazem fronteira com os recifes de corais do Indo-Pacífico.

Nautilus pompilius é a maior espécie do gênero, encontrada na Austrália ocidental pode chegar a 26,8 centímetros de diâmetro.

Macromphalus Nautilus é a menor espécie, medindo geralmente apenas 16 cm.

Os nautilus geralmente habitam profundidades de cerca de 300 metros, chegando a cerca de 100 metros à noite para a alimentação, acasalamento e postura de ovos.

Os nautilus são os únicos cefalópodes cuja estrutura óssea do corpo é exteriorizada como um escudo. O animal pode esconder-se completamente em sua concha, fechando a abertura com um capuz de couro formado a partir de dois tentáculos especialmente dobrados. A concha é enrolada, calcário, nacarada e resistente à pressão (implodir a uma profundidade de cerca de 800 metros). O escudo do nautilus é composto de duas camadas: a camada externa é um branco fosco, enquanto a camada interna é um branco impressionante com iridescência. A parte mais interna da casca é um perolado azul-acinzentado.

Eles têm ar e fluidos corporais em suas conchas e se movem ajustando a quantidade de fluido corporal. Isto lhes permite ou flutuar ou afundar, dependendo da situação que se encontram. Por dentro eles usam os tentáculos para agarrarem-se a rochas ou presa.

Apenas algumas espécies deste animal ainda vivem. Mas cada uma delas é um testemunho vivo de sobrevivência.

Marcos Teixeira

O Corpo Humano

corpohumano
Uma Assombrosa Maravilha
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.