Seg09122019

Back Início Pensatas Matutando Pense Nisto Reflexões Um Coração Contrito

Um Coração Contrito

um-coracao-contritoDepois da sua condenação, Jesus foi obrigado a carregar sua cruz até o Golgóta, e para que se cumprisse as escrituras, dois ladrões condenados à morte foram crucificados juntamente com ele, um a sua esquerda e outro a sua direita. 

"Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu" - Isaías 53.12 

“Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.” - Lucas 22:37 

Ambos malfeitores estavam enquadrados na lei, sofrendo a mesma pena, mas ao lidarem com o Cristo crucificado, demonstram um coração diferente. 

Vemos Lucas 23:39-43 que um dos malfeitores disse a Jesus: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós”, ou seja, Jesus precisa demonstrar quem é, e ainda salva-lo. 

O outro malfeitor contrito disse: “Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? (Sentença) E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando (vieres) entrares no teu reino”, ou seja, reconheceu sua culpa e clamou por misericórdia a Jesus a quem reconheceu rei. 

“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”, Jesus sequer respondeu ao primeiro malfeitor, mas em relação ao segundo, dispensou misericórdia e salvação. 

O primeiro malfeitor mesmo cumprindo sentença de morte, mesmo crucificado, não demonstra arrependimento, ele ainda insiste até o fim em suas armações tentando sair ileso. Não foi capaz de ver quem era aquele ao seu lado. Ele morreu em seu pecado e com culpa sobre si, estava no limiar do paraíso e foi para o inferno. 

O segundo malfeitor também cumprindo sentença similar, sabendo ser merecedor dela, contrito e temeroso, ele vê a escandalosa a graça de Deus dispensada a ele por intermédio de Jesus, seu Salvador. Morreu como pecador, mas sem a culpa sobre si, ele estava no limiar do inferno e entrou no paraíso. 

Deus conhece a essência do nosso coração, palavras ou gestos não o impressionarão. Muitos provocam os céus para que Jesus prove ser o Cristo, estes jamais obterão resposta. Todavia o coração contrito e arrependido receberá sua recompensa. 

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” -  Salmos 51:17 

“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” -  Salmos 34:18 

 

Em Cristo,

 marcos-teixeira

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.