As Espécies Extintas
- Por
- Marcos Teixeira
- 7699 acessos
Extinção em biologia e ecologia é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie.
Apesar da grande diversidade biológica existente, alguns fósseis encontrados revelam que uma grande quantidade de espécies animais e vegetais já viveu na Terra, mas hoje estão extintas.
Atualmente existe uma grande preocupação com a extinção de espécies devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores.
Existem diversos animais que estão em perigo de extinção, como o lobo guará, a onça pintada, águia americana, mico leão dourado, tartaruga da Amazônia, arara azul, e muitos outros.
Algumas plantas também estão em risco de extinção, como andiroba, cedro, mogno, pau-brasil, jacarandá, algumas dessas muito utilizadas para a fabricação de móveis, o que contribuiu para a extinção da espécie.
Avançados Hoje, Primitivos Ontem
O evolucionismo define em seu bojo que todos os animais que observamos hoje são formas mais avançadas de precursores ancestrais, e que todos descendem de um único ancestral. Eles evoluíram através da adaptação, seleção natural, sobrevivência do mais apto, e mutação genética.
Então as formas de vida mais antigas foram devagar e naturalmente sendo substituídas pelas mais novas, logo chegando à extinção. Os fósseis, que supostamente têm milhões de anos de idade, representam os precursores evolutivos das formas de vida atuais, e que já foram extintos.
Os sistemas bioquímicos complexos e os sistemas orgânicos integrados encontrados em algumas espécies há muito extintas, denunciam as inadequações da teoria da evolução de Darwin. O aparecimento de incontáveis formas complexas no passado (supostos milhões de anos atrás), são um grande embaraço para a teoria da evolução.
"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos." - Romanos 1:18-22
Referências: