Sex23082019

Back Início Pensatas Matutando Pense Nisto Reflexões Onde Estão os Rios de Água Viva?

Onde Estão os Rios de Água Viva?

rios-de-agua-viva“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu interior.” - João 7:38.

Recentemente, alguém muito querido exclamou: “Onde estão os rios de água viva?”. Era alguém sedento e cansado do caminho. Com meu coração compungido e apertado, sentindo a dor em sua alma, gastamos precioso tempo falando sobre o tabernáculo caído de Davi.

Davi valorizava tanto a presença do Espírito Santo em sua vida, que pediu ao Senhor que nunca se apartasse dele. Ele sabia no fundo de suas entranhas que ele não era nada sem Deus.

“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” - Salmos 51:11

Salomão, no entanto, era aquele tipo de pregador que reunia informações bíblicas, coerentes, verdadeiras, juntava as ideias e criava um sermão a partir daquilo. E afirmava em seu coração: “É a Palavra - é a poderosa Palavra de Deus.”

Creio que qualquer um que pudesse ouvir Salomão pregar iria apreciar seu sermão, até mesmo se sentir um privilegiado em poder estar ouvindo aquelas verdades inefáveis e maravilhosas. Mas nada daquilo seria suficiente para saciá-lo.

Ao examinarmos as escrituras, nunca lemos de Salomão se esvaziando diante de Deus. Quando da dedicação do templo ele conservou-se ereto com seus mantos reais sobre si, e discorreu com majestade e grande eloquência. Tudo foi sincero, conciso e sistemático, mas nada penetrou nem mesmo em seu próprio coração! Ele falou:

“Seja perfeito o vosso coração para com o Senhor, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis” - I Reis 8:61

Ele era profundo conhecedor dos estatutos do Senhor, e certamente conhecia os alertas de Deus aos reis de Israel relatados em Deuteronômio (17:16-17):

 

- “Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos.”

- “Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie.”

- “Nem multiplicará muito para si prata ou ouro.”

 

São ordenanças claras e diretas. No entanto, eis o que fez Salomão: 

- “Os cavalos de Salomão vinham do Egito...” - I Reis 10:28

- “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias...a estas se apegou Salomão pelo amor” - I Reis 11:1-2

- “Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras...” - I Reis 10:27

- “Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria” - II Crônicas 9:22

 

Salomão agia sem demonstrar remorso algum. Ele sabia que não deveria descer ao Egito para adquirir cavalos, todavia, continuava as negociações para comprar novos cavalos do Egito. Ele sabia que não deveria multiplicar esposas para si, mas prazerosamente, descia ao seu harém para se alegrar com as recém chegadas.

Sem mostrar sinais de pesar ou arrependimento, ele se entregava continuamente à imoralidade e desobediência, mas sempre ministrando ao povo, com sabedoria e entendimento. Amados, onde não há uma palavra ungida pelo Espírito Santo, não haverá convencimento do pecado, nem real conversão.

“Assim, fez Salomão o que era mau perante o Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai” I Reis 11:6

E o que fez Davi?

Uma igreja onde o Espírito se move, sempre se ouvirá um clamor visceral de arrependimento, e este era Davi.

Davi não era perfeito; na verdade as escrituras mencionam que ele cometeu adultério e para isto matou um homem inocente. Caminhou por um período de terríveis enganos. Porém, após Davi pecar, ele clamava do profundo do seu íntimo:

“Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos... Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito” – Salmos 51:2-4,11

Ao errar novamente fazendo um recenseamento em Israel, a bem da verdade ele começou a fazer, sem concluir, pois:

“Sentiu Davi bater-lhe o coração...” - II Samuel 24:10

Davi se arrependeu antes que qualquer profeta viesse a ele. Eis o que ele disse à respeito do seu pecado:

“Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha angústia, invoquei o Senhor, clamei a meu Deus; ele, do seu templo, ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos... do alto, me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me do forte inimigo, dos que me aborreciam, porque eram mais poderosos do que eu” - II Samuel 22:6-7; 17-18

A “igreja” de Salomão

Haverá um fim trágico para a “igreja” de Salomão, veja como Salomão termina os seus dias:

“...todos os seus dias são dores, e o seu trabalho desgosto; até de noite não descansa o seu coração... Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho...” - Eclesiastes 2:23-24

E este é o evangelho da era de Salomão, dos dias atuais. Tudo é vazio, desgosto e dores... uma canseira.

O Tabernáculo de Davi

A “igreja” de Salomão será levada à ruina, porque sobre estas ruinas o Senhor vai restabelecer a casa de Davi. Esta igreja remanescente terá uma agonia pelo pecado. Ela vai clamar em aflição e contrição e será dependente do Espírito Santo! Assim como Davi:

“Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono...” - Salmos 3:4-5

Você conhece a voz de Deus e Ele a sua, então haverá descanso para sua alma e do seu interior fluirão rios de água viva como diz as escrituras.

“Cumpridas estas cousas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei” - Atos 15:16

"Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu interior" - João 7:38

Rios de água viva, nada mais é do que a pura manifestação do Espírito de Deus em nós, na igreja, neste ajuntamento santo. UAU... preciso disto, BRILHA JESUS!

“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus.” - I Coríntios. 2:4-5

 

marcos-teixeira 

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.