Seg22072019

Back Início Pensatas Matutando Pense Nisto Reflexões Remédio Antes da Doença

Remédio Antes da Doença

remedio-antes-doenca"há um povo disperso e dividido entre a nação... e suas leis são diferentes das de qualquer outro povo."

Sucedeu nos dias de Assuero, Assuero que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre 126 províncias, que, estando o rei Assuero assentado no seu trono do seu reino em Susã, a capital, no terceiro ano de seu reinado, deu um banquete a todos os seus príncipes e seus servos, estando assim perante ele o poder da Pérsia e da Média, os nobres e os oficiais das províncias. Nessa ocasião ostentou as riquezas do seu glorioso reino, e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber cento e oitenta dias. E, acabado aqueles dias, deu o rei um banquete a todo povo que se achava em Susã, a capital, tanto a grandes como a pequenos, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real. As cortinas eram de pano branco verde e azul celeste, atadas com cordões de linho fino e de púrpura a argola de prata e a colunas de mármore;  os leitos eram de ouro e prata sobre um pavimento mosaico de pórfiro, de mármore, de madrepérola e de pedras preciosas. Dava-se de beber em copos de ouro, os quais eram diferentes uns dos outros; e havia vinho real em abundância, segundo a generosidade do rei. E bebiam como estava prescrito, sem constrangimento;  pois o rei tinha ordenado a todos os oficiais do palácio que fizessem conforme a vontade de cada um. Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres no palácio do rei Assuero. (Et 1:1-22)

Assuero manda vir Vasti 

Vasti não vem o rei a despede com uma carta a todas as 126 provincias 

Hegai (Eunuco) sai em busca de uma mulher para o rei 

Ester (Hadassa) se apresenta a pedido de Mordecai para a escolha 

Depois de um ano (6 meses com oleo de mirra e 6 meses com diversas especiarias) as mulheres se apresentavam ao rei. E não voltavam mais lá a não ser que o rei a chamasse pelo nome.

E Ester foi coroada rainha pois achou graça aos olhos do rei. 

Foi dada uma grande festa em homenagem a Ester. 

Mordecai estava sentado a porta do rei, pois queria saber o estado de Ester, quando ouviu dois eunucos tramarem a morte do rei. Ele contou a Ester e esta contou ao rei. Acharam os dois e os enforcaram e isto foi escrito nos livros perante o rei. 

Um amalequita de nome Hamã, filho de Agage, foi colocado pelo rei acima de todos os principes. Todos se inclinavam perante ele a mandado do rei, menos Mordecai. 

Hamã ficou furioso com Mordecai e o seu ódio foi tanto que queria destruir todo o povo de Modecai.

Hamã conseguiu o favor do rei para matar todos o judeus por 10.000 talentos de prata. o dia escolhido por sorteio foi o mês 13 de Adar . 

Mordecai só vestiu de saco e pôs cinzas sobre a sua cabeça e mandou dizer a Ester que fosse à presença do rei e lhe suplicasse pelo povo. 

Ester temeu pois sabia que havia uma única sentença de entrar na presença do rei sem ser chamada, a morte.

Ester pediu que o povo jejuasse por ela por 3 dias que ela iria ao rei”. 

“Se perecer, pereci” (Ester 4:16) 

Ester foi ao rei, foi aceita em sua presença e convidou o rei e Hamã para um banquete em sua casa. 

No banquete, outro banquete. 

Mas antes, Hamã com grande furor, a pedido de sua mulher Zeres, preparou uma forca para enforcarem a Mordecai. 

Na noite anterior ao banquete, o rei teve insônia, e pediu que lessem o livro das memória das crônicas. E lá estava escrito o que Mordecai fez, de como salvou o rei daquela emboscada de morte. Descobriu-se também que nada foi feito para recompensar a Mordecai. 

Hamã foi chamado e o rei lhe perguntou: 

“Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada?”(Ester 6:6) 

Hamã, achando que o rei falava ao seu respeito, disse para se trazer vestes reais montá-lo no cavalo do rei com uma coroa real em sua cabeça e um dos príncipes do rei, dos maiores, levem-no pelas ruas da cidade dizendo: “Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada” 

O rei disse faça assim mesmo com Mordecai! 

Hamã foi buscar apoio em sua casa e lá ouviu que ele cairia perante Mordecai

No segundo banquete, Ester pede ao rei pela sua vida, revelando que ela era judia, o rei perguntou que era que tinha destinado este povo a morte. Hamã foi delatado. 

Um eunuco disse Hamã tinha preparado uma forca para Mordecai, o rei mandou que Hamã fosse enforcado nela. 

Ester herdou a casa de Hamã e deu o anel de Hamã a Mordecai. 

Foi expedido um novo decreto a favor dos judeus, eles agora poderiam se armar e se reunir contra seus inimigos, no dia 13 de Adar. 

Foi grande a vitória, todos os povos temiam os judeus, e houve descanso para o povo após destruírem seus inimigos. 

Mordecai enviou carta aos judeus para que guardassem o dia 14 e 15 do mês de adar todos os anos, como os dias que os judeus tiveram repouso de seus inimigos e o mês que se lhe mudou a tristeza em alegria, presenteassem-se uns aos outros e muitas dádivas aos mais pobres. 

E Mordecai foi o segundo depois de Assuero. 

--- 

Em Jesus, o remédio vem antes da doença. Purim significa sorteios - como na loteria. Mas a seqüência de eventos sugere qualquer coisa menos sorte. 

Purim nos ensina a ver através das contradições da vida, e perceber que elas são todas parte do plano. Muito antes de Hamã escrever seu decreto de destruição, uma rainha é deposta para dar passagem a Ester, que no fim das contas salva os Judeus.

A Torá jamais poderia ter sido aceita por uma nação dividida - a nação teria que ser unida, como um só coração num só corpo. Assim como os Judeus se uniram no Monte Sinai, eles o fizeram em Purim.

E Mordecai foi o segundo depois de Assuero. 

 

Firme na Rocha!

marcos-teixeira

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.