Qui20092018

Back Início Mundo Bíblico Escrituras Examinando as Escrituras Arqueologia Bíblica Sodoma & Gomorra

Sodoma & Gomorra

sodoma-e-gomorraAs cidades de Sodoma “סְדוֹם Sodom” e Gomorra “עֲמוֹרָה Amorah”, por sua falta de hospitalidade, perversidade, imoralidade e desobediência, de acordo com as Escrituras Sagradas foram destruídas com fogo e enxofre.

“E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor.” - Gênesis 13:10-13

"Disse, pois, o Senhor: O clamor de Sodoma e Gomorra aumentou, e o seu pecado agravou-se extraordinariamente. Fez, pois, o Senhor da parte do Senhor chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do céu; e destruiu essas cidades, e todo o país em roda, todos os habitantes da cidade, e toda a verdura da terra. E a mulher de Ló, tendo olhado para trás, ficou convertida numa estátua de sal. E viu que se elevavam da terra cinzas inflamadas, como o fumo de uma fornalha” - Gênesis 18.20; 19.24, 26, 28

“E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente” - 2 Pedro 2:6

“Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.” - Lucas 17:28-29

Fábula

Até pouco tempo atrás, não se conhecia nenhum outro registro ou relato que mencionasse as cidades de Sodoma e Gomorra além de Gênesis, e durante muitos e muitos anos a veracidade da história bíblica sobre elas foi questionada. Para alguns estudiosos e céticos estas cidades sequer existiram, tornando assim a narrativa bíblica sobre elas, uma lenda.

Em seu livro sobre a história de Israel e Judá, Miller e Hayes afirmam:

“A história Sodoma e Gomorra mostram um padrão já conhecido da literatura extra bíblica, a de seres divinos que visitam uma cidade para testar a sua hospitalidade e, eventualmente, destruir esta cidade inóspita”, citam o mito grego de Baucis e Filemon. “A presença de tais motivos tradicionais nas narrativas bíblicas levanta a possibilidade de que pelo menos algumas dessas narrativas são puramente produtos da arte do contador de histórias, que, naturalmente, levanta sérias questões sobre a sua utilidade para a reconstrução histórica”.

Em seu artigo Anchor Bible Dictionary em Sodoma e Gomorra, MJ Mulder concluiu que elas eram: “Duas cidades lendárias de Israel pré-histórico no bairro do Mar Morto ... é altamente incerto, se não improvável, que as cidades tenham desaparecido”.

Como as cidades de Admá, Zeboim e Zoar, citadas em Gênesis, nunca haviam sido mencionadas em nenhum lugar fora da narrativa bíblica, também entraram foram elencadas neste rol, ou seja, eram “fábulas”.

“Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).” – Gênesis 14:2

“Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim” - Gênesis 14:8

 3-cidade-de-ebla

Entretanto, em meados de 1960, os Paleólogos G. Pettinato e P. Matthiae descobriram vestígios da antiga cidade de Ebla (Tell Mardikh), na Síria setentrional (ao sul de Alepo). Ebla foi considerada a principal cidade síria do III milênio antes da era cristã.

1-escritos-antigosPuderam então confirmar que Ebla era uma cidade avançada, com uma diferenciada estrutura social para a época, encontraram ainda um rico e vasto material escrito em argila (17 mil tabletes), neles haviam referências ao patriarca Abraãoe e a algumas cidades com as quais Ebla mantinha relações comerciais: Adma, Zeboim, Zoar, Sodoma e Gomorra.

A Bíblia relata que as cidades de Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar se localizavam no Vale de Sidim, onde agora é o mar salgado (morto). 

Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o Mar Salgado).” – Gênesis 14:3

Esta descoberta mostra com uma narrativa histórica extra bíblica, que as cidades de Sodoma e Gomorra existiram de fato. Sem ter como refutar, alguns arqueólogos e cientistas aceitaram a existência destas 5 cidades, e o ceticismo se voltou para a destruição com fogo e enxofre.

 3-localizacao

Para muitos arqueólogos o local estimado da localização de Sodoma e Gomorra fica nas vizinhanças do Mar Morto, nos sítios arqueológicos de “Bâb edh-Dhra” e “Numeira”.

Em 1924, William Foxwell Albright e Melvin Kyle, numa exploração à cidade “Bab Edh-Dhra” (Vale do Sidim), encontraram resquícios de um santuário nanaanita do 2º ou 3º milênios a.C.

Na década de 1960, Paul Lapp, recomeçou as escavações no mesmo local e encontrou o cemitério de “Bâb ed-Dhra”, a 1 quilômetro do suposto centro da cidade, estas escavações também sobre as ruínas e artefatos camadas de cinzas com alguns metros de espessura.

1-asteroideAsteróide?

Recentemente a BBC publicou um artigo sobre a destruição de Sodoma. Arqueologistas britânicos da Universidade de Bristol, conseguiram decifrar as inscrições cuneiformes de um bloco de argila conhecido como "Planisfério" (700 a.C.) encontrado por Henry Layard em meados do século 19. Cerca de 80% deles estavam escritos em sumerianos e 20% restantes em uma língua desconhecida que log foi batizada de eblaíta. Descobriram que estes escritos se tratavam de um testemunho da passagem de um asteroide na região do Vale de Sidim, que teria causado a destruição de Sodoma a e Gomorra.

Não quero soar conveniente, mencionei este recente artigo da BBC por ser mais um dos estudos e suposições que estão sendo levantadas e avaliadas na tentativa de se provar a veracidade do “fogo e enxofre”. Todavia, considerar que a cerca de 5.000 anos, houve um asteroide que aniquilou as cidades de Sodoma, Gomorra, Admá e Zebolim, deixando Zoar preservada, na minha opinião ainda carece de maior investigação e profundidade. 

Conclusão

Certamente, a história das cidades de Sodoma e Gomorra tem grandes e preciosos elementos históricos incontestáveis, que sustentam a sua legitimidade.

A Arqueologia é uma ciência realmente fascinante e intrigante, tem nos ajudado cada vez mais a esclarecer, entender e desvendar civilizações antigas, seus costumes e cultura. Mas longe, muito longe de querer apelar para a ciência, filosofia ou história para confirmar a veracidade das Escrituras Sagradas. Deus escolheu a fé (não evidências).

“E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” - Colossenses 1:17

 

 

 marcos-teixeira

 

 


Referências:

r_bbc r_aish r_biblehistory2

r_academia r_israelhisroty2 r_revealing

r_bibleplaces2 r_icr r_timetobelieve2

r_biblicalresearch2  r_escola2 r_msf

 

  

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.