Qui04032021

Back Início Defesa da Fé Apologética A Criação Os Fósseis Vivos O Tatuzinho

O Tatuzinho

tatuzinhoOs isópodes terrestres, popularmente conhecidos como bichos-de-conta, porquinhos-de-santo-antão, tatuzinhos, tatus-bolas ou tatuzinhos-de-jardim, são os membros da subordem Oniscidea da ordem Isopoda.

Este crustáceo é um pequeno artrópode terra. Eles são muitas vezes confundidos com centopéias, diplópodes ou insetos, mas na verdade são crustáceos. Embora não pareçam com os camarões, estão intimamente relacionados a eles.

São crustáceos importantes na reciclagem de nutrientes, acumulação de metais pesados e alimentação de animais, constituindo grande parte da fauna de solo e influenciando sua dinâmica. Vivem, em geral, em ambientes úmidos e abrigados da luz.

Eles têm catorze pernas e respiram através de brânquias. Eles precisam de água no ar ao seu redor. A maioria deles comem plantas mortas, e são considerados úteis, porque eles funcionam como "catadores de lixo". Algumas espécies podem enrolar em uma bola quando em perigo. Em tal posição, protegem as partes moles do corpo.

A reprodução é sexuada, onde o macho pressiona seu ladro ventral contra um lado da fêmea e injeta os. As fêmeas e seu estado sexual são reconhecidos pelo macho por meio da antena, provavelmente por ação de feromônios.

Um fóssil de 25 milhões de anos de idade, em âmbar, foi encontrado com as mesmas características dos isópodes de hoje.

Marcos Teixeira

O Corpo Humano

corpohumano
Uma Assombrosa Maravilha
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.