O Hagfish
- Por
- Marcos Teixeira
O hagfish é o único vertebrado cujo fluidos do corpo é da mesma concentração que a água circundante. São populares na Coréia do Sul, onde quase cinco milhões de quilos de sua carne é consumida a cada ano
Também conhecidos como enguias lodo, lampreias, são encontrados nos oceanos Atlântico e Pacífico, onde vivem em águas profundas.
O hagfish normalmente ataca peixes fracos ou mortos por entrar pela boca e se estabelecer em seus estômagos, onde eles secretam uma substância viscosa que os protege dos sucos digestivos de seus anfitriões.
Eles, então, o comem de dentro para fora. Em virtude de o hagfish ter um corpo mole, foi difícil para os cientistas descobrir e interpretar a evidência de sua existência no registro fóssil. De acordo com o registro fóssil, o hagfish já existe há mais de 300 milhões anos, o que significa que eles já estavam velhos na era dos dinos. Encontrados em águas relativamente profundas, estes animais são às vezes chamados enguias lodo, mas eles não são realmente enguias, e para alguns, eles não podem sequer ser chamado de peixes.
Eles são animais muito estranhos em todos os aspectos; eles têm um crânio, mas não têm uma espinha, e têm dois cérebros. Sem olhos e sem mandíbula, e totalmente dependente do seu olfato para encontrar comida, se alimentam à noite das carcaças de grandes animais (peixes, cetáceos, etc) que caem no fundo do mar. Eles praticamente não têm inimigos naturais.