Seg19112018

Back Início Defesa da Fé Apologética A Criação O Corpo Humano Aparelho Digestivo - Fábrica de Energia

Aparelho Digestivo - Fábrica de Energia

aparelho-digestivo

A cada ano, os Estados Unidos registram 283 milhões de casos de doenças do aparelho digestivo. O impacto econômico desse número alcança a cifra de 42 bilhões de dólares. Os problemas que mais atingem os americanos são infecções intestinais, problema de vesícula, doença do refluxo gastroesofágico, síndrome do intestino irritável e úlcera péptica. Quase todos são problemas relacionados à má alimentação e ao estilo de vida estressante.

Agora imagine o que aconteceria se o sistema digestivo fosse incompleto ou não funcionasse corretamente. Não haveria milhões de mortes; simplesmente os animais e o ser humano não teriam chegado a existir. Se a proposta evolucionista estivesse correta, deveria ter havido um tempo em que existiu um “estômago primordial”, um “pâncreas primordial” e “intestinos pouco funcionais”, para citar apenas alguns órgãos envolvidos no processo da digestão.

Na verdade, isso é impossível, pois o aparelho digestivo é um verdadeiro laboratório altamente integrado e sofisticado. Ele “desdobra” e transforma o alimento em energia para viver. Os animais que vivem de plantas, por exemplo, foram criados para depender desse tipo de alimento. Ao serem projetados, seu sistema digestivo já deveria estar habilitado a utilizar vegetais – e, é claro, já deveria haver vegetais convenientemente disponíveis, e aptos a realizar a fotossíntese, ou seja, um sistema que permite absorver a energia solar e transformá-la em substâncias que produzirão energia (outra dificuldade para o evolucionismo).

Aos problemas já citados, acrescente-se a variação de pH (acidez/alcalinidade) pela qual o alimento passa no tubo digestivo. Na boca, o pH é ligeiramente ácido. No estômago, extremamente ácido. Já nos intestinos, o pH é alcalino. Quanto tempo foi necessário até que se ajustasse esse sistema químico? Como os animais não morreram de desnutrição até que tudo estivesse funcionando bem?

A única explicação lógica, mais uma vez, é a do Grande Projetista, que levou em conta todas as necessidades de Suas criaturas e as fez para funcionarem plenamente.

 

michelson-borges

 

Michelson Borges é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor de História em Florianópolis e editor do jornal da Rádio Novo Tempo daquela capital, onde também apresentava um programa de divulgação científica. É editor de livros na Casa Publicadora Brasileira e autor dos livros A História da VidaPor Que CreioNos Bastidores da Mídia (publicado em espanhol, com o título Detrás de los Medios), Esperança Para Você, da Série Grandes Impérios e Civilizações, composta de seis volumes, e do livro A Descoberta (em coautoria). Mestre em Teologia pelo Unasp, é membro da Sociedade Criacionista Brasileira, tem participado de seminários criacionistas em vários lugares e mantém o blog www.criacionismo.com.br

 

O Corpo Humano

corpohumano
Uma Assombrosa Maravilha
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.