Sex21092018

Back Início Defesa da Fé Apologética A Criação O Corpo Humano Leite Materno - Alimento Perfeito

Leite Materno - Alimento Perfeito

leite-maternoEnquanto observava minha filhinha Giovanna sendo amamentada, fiquei pensando no maravilhoso e perfeito alimento a que chamamos leite materno. Esse líquido supercomplexo é uma dádiva do Criador ao bebê. Protege contra as infecções (contém agentes antibacterianos e antivirais), acalma, ajuda o bebê a ter um sono mais tranqüilo, regulariza a digestão, torna-o forte, saudável e resistente. É um dos alimentos mais complexos que existem na natureza. Tem 300 componentes já identificados, que criam um mecanismo de defesa no organismo contra as infecções e reduz o risco de diarréia. É um alimento perfeito.

O leite materno também ajuda no desenvolvimento da inteligência. Um grupo de cientistas da Nova Zelândia acompanhou várias crianças até os 18 anos de idade e descobriu que, quanto maior o tempo de amamentação, maior o nível de inteligência do adolescente. Qual a razão disso? Descobriu-se que o leite materno tem dois ácidos naturais que ajudam no crescimento e amadurecimento das células do cérebro, facilitando e estimulando a ligação mais rápida dos neurônios. Isso sem mencionar a proximidade e o afeto trocados pela mãe e a criança, e que são também fundamentais para o desenvolvimento do bebê. A amamentação é tão importante para o amadurecimento da criança que o UNICEF recomenda que o bebê seja amamentado até um ano de idade.

Há outros dois detalhes interessantes. A oxitocina é o hormônio responsável pelo reflexo de descida e ejeção do leite durante a amamentação. Ela é liberada em pequenos jatos em resposta à sucção. Além disso, ao nascer, o bebê tem o queixo pouco desenvolvido (retrognatismo fisiológico), exatamente para facilitar o encaixe da boca no seio da mãe. Isso evidencia um sistema interdependentemente projetado, incapaz de ter surgido ao longo das eras por mutações casuais.

Quem projetou o leite materno para atender a todas as necessidades humanas em seus primeiros e fundamentais anos de vida? Quem regulou todos os nutrientes na proporção adequada ao desenvolvimento do bebê? Quem programou no cérebro do recém-nascido o instinto de sucção, sem o qual ele não conseguiria se alimentar? O salmista Davi responde de forma poética: “Tu criaste cada parte do meu corpo; Tu me formaste na barriga da minha mãe. [...] Tu me viste antes de eu ter nascido” (Salmo 139:13 e 16). O Deus Eterno é o criador do alimento perfeito.

 

michelson-borges

 

Michelson Borges é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor de História em Florianópolis e editor do jornal da Rádio Novo Tempo daquela capital, onde também apresentava um programa de divulgação científica. É editor de livros na Casa Publicadora Brasileira e autor dos livros A História da VidaPor Que CreioNos Bastidores da Mídia (publicado em espanhol, com o título Detrás de los Medios), Esperança Para Você, da Série Grandes Impérios e Civilizações, composta de seis volumes, e do livro A Descoberta (em coautoria). Mestre em Teologia pelo Unasp, é membro da Sociedade Criacionista Brasileira, tem participado de seminários criacionistas em vários lugares e mantém o blog www.criacionismo.com.br

 

O Corpo Humano

corpohumano
Uma Assombrosa Maravilha
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.