Dom22092019

Back Início Atualidades Mundo Cotidiano Saúde & Família TV e a gravidez na adolescência

TV e a gravidez na adolescência

gravidez-na-adolescenciaSexo na TV é ligado a gravidez na adolescência.

Jovens que têm altos níveis de exposição a programas de televisão com conteúdo sexual tem o dobro da chance de se envolverem em uma gravidez na adolescência nos três anos seguintes do que aqueles que assistem poucos destes programas.

O estudo, que foi realizado nos EUA e publicado na edição de novembro da revista científica Pediatrics, é o primeiro que liga a exposição a conteúdo sexual na TV e gravidez adolescente entre meninos e meninas.

Anita Chandra, a autora principal do estudo, disse que a informação que os adolescentes assistem na TV não fala sobre as responsabilidades do sexo. O estudo foi feito para a RAND, uma instituição sem fins lucrativos. Ela também afirma que a televisão pode ter um papel significativo nas altas taxas de gravidez adolescente.

Os pesquisadores disseram que a exposição aos programas televisivos pode acelerar a iniciação do ato sexual e influenciar a gravidez adolescente ao criar a percepção de que há muito pouco risco em fazer sexo sem contraceptivos.

Segundo Anita o estudo traz implicações principalmente para as redes de televisão, para os pais e médicos.

Os pais devem começar por limitar o acesso das crianças à programação com conteúdo sexual e devem passar mais tempo assistindo TV com eles, para que possam explicar as conseqüências do sexo. As redes de TV devem ser estimuladas a mostrar o sexo de uma maneira mais realista assim como os resultados do ato: gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os pediatras deveriam perguntar para os adolescentes sobre seus hábitos de TV e conversar com eles sobre contraceptivos e os possíveis resultados negativos do ato sexual.

Além da gravidez na adolecencia dificultar muito o desenvolvimento normal dos jovens pais ao entrarem na vida adulta leva um bebê a um ambiente muito longe do ideal dada a imaturidade de seus progenitores.

Em uma nota pessoal, esse artigo me fez lembrar um ocorrido recente em que duas meninas de pouco mais de três anos de idade, ligados à família de amigos, foram encontradas nuas no banheiro, deitadas uma sobre a outra, se beijando na boca. Quando perguntaram o que elas estavam fazendo uma delas respondeu que “estavam fazendo igual viram na novela”.

Outros estudos já ligaram o início prematuro da vida sexual à exposição a programas com conteúdo sexual.

 

ScientificBlogging, CNN

Saúde & Família

saudeefamilia
Informar, Educar e Divulgar

Ciência & Tecnologia

cienciaetecnologia
O Conhecimento Científico
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.