Dom17102021

Orland Boyer

orlando-boyerOrland Boyer (Março 1893 - Abril de 1978), nasceu em Bedford, uma pequena cidade do sul do estado de Iowa, estado estado-unidense de predominância protestante luterana, no dia 05 de março de 1893. Em 1927, chegou ao Brasil, indicado pelo Conselho Missionário da Igreja Unida de Cristo, denominação à qual pertencia. Foi casado com Ethel Beebe (casou-se em Março de 1914). Em Pernambuco, os Boyer passaram um ano estudando a língua portuguesa, aprimorando-se na maneira de falar com os nordestinos[3]. Em Mata Grande, sertão de Alagoas, passaram quatro anos abrindo trabalhos. Boyer alcançou o domínio da língua nos diálogos com os brasileiros durante as viagens a pé ou a cavalo, como um evangelista. De Alagoas, seguiu para o Ceará. Pioneiramente, abriu trabalhos ao longo da via férrea em 14 localidades cearenses.

Os missionários Virgil Smith e Bernhard Johnson, que também estavam no Brasil e eram de outra denominação, convenceu o casal Boyer a pregar a Bíblia no Brasil através da doutrina pentecostal. Com isso, retornou aos Estados Unidos em maio de 1935. Lá, sua esposa recebu o batismo pentecostal em uma reunião em Oklahoma. Pouco tempo depois, na igreja de Peoria, em Tulsa, ele fez o mesmo. Os dois se filiaram à Assembléia de Deus em Oklahoma. Foi o Departamento de Missões da mesma igreja que os enviou novamente ao Brasil.

Boyer recomeçou seu trabalho em Camocim, no Ceará, em 1938. Passou dez anos pregando no estado. Depois, rumou para Santa Catarina, onde permaneceu três anos pregando e traduzindo textos para o português. Foi nesse período que Orlando Boyer foi convidado a ministrar suas pregações através da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Ele continuou no Brasil,até que doença de sua esposa o levou de volta aos Estados Unidos. Lá, a Ethel faleceu em 14 de outubro de 1967.

Sabendo que os anos dedicados à obra missionária já lhe garantiam a aposentadoria e que, por isso, o Departamento de Missões não custearia sua volta ao Brasil, o obreiro tomou o dinheiro destinado às despesas fúnebres que lhes estava garantido pelo seguro e o empregou na compra de uma passagem para o Rio de Janeiro.

Em 1930, Virgil e sua esposa Ramona foram feitos reféns de Lampião e seu bando [4]. Orlando Boyer foi comunicado que, para obter a libertação do amigo, teria de pagar uma elevada quantia. Em razão das dificuldades econômicas da época, Orlando Boyer conseguiu reunir apenas uma fração mínima da quantia exigida. Mesmo assim, ele foi ao encontro de Lampião, embora soubesse que corria perigo de morte. Ao chegar ao encontro dos cangaçeiros, Orlando Boyer se ajoelhou humildemente e sugeriu uma proposta ousada. Ao ouvir Smith falar que Jesus sacrificou a si próprio para dar a vida à toda humanidade, o líder dos cangaçeiros libertou o casal refém.

 

Wikipedia

Fundamentos da Fé

fundamentos
Nada Além de Cristo Jesus
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.