Seg22092014

Home

A Armadura de Deus

a-armadura-de-deus“Quanto ao mais sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue ou a carne, e, sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois firme, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos com a couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito , e para isso vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” - Efésios 6:10-18 

O verso 12 indica claramente que precisamos nos revestir desta armadura para este confronto com Satanás, é uma luta espiritual e, portanto, nenhum arma física pode ser usada efetivamente contra ele e seus demônios.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” - II Coríntios10:4-5

A palavra revestir, vestir de novo, mostra um procedimento dinâmico, ou seja, não é vestir uma vez e descansar, antes pelo contrário, é certificar-se de que TODA a armadura está vestida o tempo TODO, estando assim “fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder”.

Certamente não temos uma lista das estratégias ou táticas específicas que o inimigo usará contra nós. No entanto, o texto é bem claro ao afirmar que poderemos resistir ao poder do mal e ter vitória, independentemente do que vier contra nós.

“Cingindo-vos com a Verdade 

1-cinito-verdadeO ato de cingir-se ou de prender a roupa com o cinturão era também um fator psicológico para o trabalho. Os soldados romanos amarravam um cinto ao redor da cintura com o objetivo de levantar a roupa para andarem ou correrem sem impedimentos.

Além disto, um guerreiro cinge os lombos com cinto para proporcionar firmeza ao corpo para suportar as demais peças da armadura, se o cinturão estiver frouxo, o restante da armadura fica "balançando".

Devemos ter conhecimento e entendimento da Palavra de Deus, a verdade impede rachaduras na armadura desmascarando as intenções do inimigo, rechaçando as acusações e destruindo a insegurança.

Cingir-nos com a verdade, significa prepararmos para guerra, e o cinto quando colocado em nós não nos dá a mesma segurança de quando colocamos nós mesmos; nós temos que colocá-lo firmemente, na posição certa para batalha, não é um ornamento.

Vale mencionar que esta peça tão fundamental da armadura não é a minha verdade, sinceridade ou autenticidade. Certamente não é isto que Paulo estava se referindo pois afirma claramente se tratar da armadura que Deus providenciou para mim, portanto, esta peça não é uma parte minha, mas me foi dada o qual é Jesus, o Cristo.

 

“Vestindo-vos com a Couraça da Justiça

1-couracao-da-justicaUma couraça protegerá um guerreiro contra um golpe fatal ao coração (alma) ou outros órgãos vitais importantes. Alguns observam que na armadura que Deus nos dá, não existe proteção para as costas, outros dizem que existe sim couraças com proteção para as costas, o que vale afirmar entretanto é que a couraça nos dá um sentimento inigualável de segurança e confiança numa área normalmente muito vulnerável e não duvide que precisaremos dela, se enfrentarmos o inimigo inseguros e hesitantes sofreremos grande derrota.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” – Romanos 8:1

Satanás ataca o coração do homem, um lugar sensível e vulnerável, em que consiste a sua consciência ou senso de justiça. Vestir a couraça da justiça, significa resistir as insinuações e acusações do maligno, rejeitando-as e nos defendendo delas através da justiça de Deus, que nos justificou e nos redimiu através do sangue do Cordeiro, e essa mesma justiça guardará os nossos corações em Cristo Jesus. Portanto refere-se à justiça de Cristo, imputada por Deus e recebida pela fé, a qual guarda os nossos corações contra as acusações de Satanás e não a obras de justiça feitas pelos homens.

Quem veste a justiça precisa se despir do velho homem, mortificar a carne que é segundo Adão.

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” – Efésios 4:24

 

Calçai os pés com a preparação do Evangelho da Paz 

1-sandalias-evangelho-pazDeixemos pegadas de paz onde andarmos. (Selecionado Alice Huff)

"Que os calçados em seus pés sejam o evangelho da paz, a fim de lhes darem um apoio firme" – New English Word Bible

O evangelho da paz nos dá equilíbrio, estabilidade e prontidão, e é o que precisamos para nos manter de pé e firmes nesta luta, portanto com muito empenho calcemos os pés neste evangelho da paz, que é o que precisamos para poder avançar no território de Satanás onde este cegou o entendimento dos incrédulos.

Todo soldado precisa prestar bastante atenção aos seus pés, armadilhas, embustes, campos minados, e ao percorrer nosso caminho calçados com o evangelho da paz, nossos corações e mentes estarão guardados em Jesus.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar  os vossos corações e as vossa mentes em Cristo Jesus” - Filipenses 4:7

 

“Embraçando sempre o Escudo da Fé 

1-escudo-da-feO texto grego inicia este verso com uma preposição que significa "acima de tudo", não querendo dizer que é o mais importante, mas que é indispensável. Este escudo torna ineficaz o ataque de Satanás de plantar dúvidas em relação à fidelidade de Deus e Sua Palavra.

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” - Filipenses 4:13

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” – Tiago 4:7

"...é escudo para os que nEle confiam" – Provérbios 30:5

Ao ser tentado, Jesus usou o escudo da fé – a Palavra de Deus. Ele Se defendeu dos dardos inflamados do maligno com o escudo da fé.

O escudo da fé implica em obter um conhecimento compreensivo das escrituras a fim de identificar as artimanhas malignas e por fim decidir crer no que diz o Senhor, resistindo e desmascarando as intenções do mal e trazendo a tona a verdade do Senhor, fé no que diz o Pai e isto derrubará sofismas e toda obra das trevas que se dissiparão ante tão grande luz.

“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” – Tiago 1:21-25

 

“O capacete da Salvação 

1-capacete-salvacaoLidamos com hostes espirituais do engano, da mentira e da maldade, portanto uma proteção à cabeça evitará confusões e ruídos fazendo-nos fraquejar e perder o foco, a visão, a força. O capacete da salvação nos reafirma constantemente quem Cristo é, e quem nós somos nEle, nos reafirma nossa missão no mundo e também desnuda as mentiras acusatórias do inimigo.

“Segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele” - Efésios 3:11-12

A palavra ‘salvação’, aqui é swthria soteria, que significa preservação, segurança e salvação. O jeito que pensamos precisa de preservação e a cabeça por certo precisa de ser defendida contra qualquer ataque pois é a cabeça que comanda todo o corpo e um ferimento na cabeça poderá ser fatal para o soldado se manter de pé e na luta.

Nossa mente é que dirige o movimento do escudo, dirige a espada e dirige todo o nosso corpo e ao protegermos nossa mente estamos preservando nossa capacidade de permanecermos na focados luta, e não sermos reboques do inimigo aceitando seus pareceres e relatórios.

 

“A Espada do Espírito”  

1-espada-do-espiritoEsta não somente é uma arma de defesa mas também de ataque na armadura de Deus, perfeita e vital à nossa vitória, do que mais poderíamos precisar quando o Espírito Santo provê a munição necessária para cada fim?

“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios, por intermédio do Nome do teu Santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” - Atos 4:29-31

"E eis que se levantou um certo doutor da lei tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Que está escrito na lei? Como lês?" (Lucas 10:25-26).

Neste texto vemos Jesus usando a espada do Espírito, que é a palavra de Deus... Abra sua boca e proclame as verdades do Senhor antes cada ataque do adversário.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” – Hebreus 4:12

Pela sua natureza de combate a espada é mais utilizada em combate de curta distância, lemos em Efésios que “a nossa luta não é contra o sangue ou a carne, e, sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”, A paz e a vitória sobre o mal não é conquista da inércia, e nesta luta espiritual precisamos desembanhar a espada do Espírito sem temor.

 

“Orando em todo o tempo no Espírito e vigiando com toda perseverança 

1-orando-todo-tempo“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda mentes e corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” - Romanos 8:26-27

O verbo assistir é traduzido por Sunantilambanomai:

Sun=Juntamente com

Anti=contra

Lambano=pegar em

Ou seja seu significado é: Pegar firme contra (algo) juntamente com

“E tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis” - Mateus 21:22

“Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e ser  assim convosco” - Marcos 11:24

Deus confirma que a comunhão, a oração e o vigiar com perseverança, ou seja, perder o sono por causa disto, são elementos vitais para a vitória e maturidade espiritual.

 

Em Cristo

marcos-teixeira

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.