Sex19042024

Back Início

Artigos

Evolucionismo

evolucionismoNossas crianças tem aprendido em sala de aula que a Evolução é totalmente provável e que o Criacionismo é nada mais nada menos do que uma teoria! Aprendem sobre a “Teoria da Evolução das Espécies” proposta por Charles Darwin, e sobre a Origem da Vida a partir de uma grande explosão conhecida como Big-Bang. 

Hoje em dia há um número crescente de especialistas e doutores letrados neste tema, bem como alguns franco atiradores, eles fazem palestras, congressos, publicam livros e geram uma infinidade de artigos diários na mídia global e gozam de reconhecimento, prestígio como nunca antes se viu.

Alguns no mais alto de sua sapiência pensam ter colocado o Deus criador em Xeque-Mate, chamam de fábulas as histórias bíblicas e dizem arrogantemente: “onde está a prova da existência de Deus?”

Não tenho a pretensão ou intenção de me aprofundar em detalhes e minúcias das supostas verdades que pregam e propagam incansavelmente, e muito menos combater todos os paradigmas evolucionistas que encontrar pois são infindas as avenidas que precisaria percorrer e francamente seria um debate inócuo, cansativo e sem fim.

Neste mesmo tema já fui acusado de ir contra o desenvolvimento do “pensamento científico” e ignorar por pura presunção seus achados e resultados. Não sou contra a ciência e nem poderia ser, antes sou um estudioso, profundo admirador e entusiasta, pois a bem da verdade a ciência não enquadra teorias não provadas e a “teoria da evolução” é cheia de especulações, suposições e extrapolações, que seria preciso “crer” nela para aceitá-la e então adotá-la como regra de vida, que é o que muitos fazem sem questionamento algum.

Serei sempre chamado de arrogante quando não quiser adotar o falso em detrimento do verdadeiro que já me foi revelado? Creio firmemente que a Bíblia é o que diz ser: a Palavra de Deus.

A tua palavra é a verdade desde o princípio” - Salmos 119:160

Este simples artigo não é publicado com a intenção de confronto ou por soberba, mas sim no desejar sincero de compartilhar a grandeza e o amor daquele que vive e reina, Jesus!

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” - Romanos 1:16

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” - I Coríntios 1:18

A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder” - I Coríntios 2:4

3-origem-das-especies

Os evolucionistas crêem que Darwin em seu trabalho intitulado “A Origem das Espéciesapresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.

 

 e-arvore-da-vida 

Afirmam que todos os seres vivos da terra descendem de um ancestral comum ou e que as espécies atuais são um estágio no processo de evolução e os procariontes foram os primeiros seres vivos a habitar a terra, isto há aproximadamente 3-4 mil milhões de anos.

Afirmam que os eucariontes vieram depois de bactérias antigas terem sido rodeadas por antecessores de células eucarióticas, numa associação cooperativa chamada de endossimbiose. A bactéria encapsulada e a célula hospedeira sofreram evolução em mitocôndrias ou em hidrogenossomas. Depois seres semelhantes a cianobactérias levou à formação de cloroplastos em algas e plantas.

Afirmam que a evolução de organismos multicelulares ocorreu múltiplas vezes, de forma independente, em organismos tão diversos como esponjas, algas castanhas, cianobactérias, mycetozoa e mixobactérias.

Afirmam que depois do aparecimento dos primeiros seres multicelulares, ocorreu um notável diversificação biológica num período de 10 milhões de anos, num evento chamado explosão cambriana. Durante este evento, evoluiram a maior parte dos tipos de animais modernos, assim como linhagens únicas que se extinguiram entretanto.

Afirmam que há cerca de 500 milhões de anos, plantas e fungos colonizaram a terra, e foram logo seguidos por artrópodes e outros animais. Os anfíbios apareceram pela primeira vez há cerca de 300 milhões de anos, seguidos pelos primeiros amniotas, os mamíferos há volta de 200 milhões de anos e as aves há cerca de 100 milhões de anos.

 

3-evolucionismo-teista

A também chamada “Evolução Teísta” busca conciliar Deus e a teoria da evolução. Crêem que apesar das improbabilidades incomensuráveis, o universo parece ter sido ajustado para a criação da vida, especialmente o nosso planeta.

O mecanismo exato da origem da vida na Terra permanece desconhecido, uma vez que a vida surgiu, o processo de evolução e de seleção natural permitiu o desenvolvimento da diversidade biológica e da complexidade durante espaços de tempo muito vastos. (Wikipedia)

Ou seja, a intenção aqui é colocar Deus no início de tudo deixando a evolução terminar o trabalho, incluindo o homem que partilha um ancestral comum com os grandes símios.

A teoria da Evolução Teísta só foi mencionada aqui para mostrar a saída que alguns evolucionistas acharam para solucionar uma questão inexplicável e de grande controvérsia mesmo entre os evolucionistas mais puros que é o surgimento da vida à partir de uma matéria inanimada.

 

3-sera-a-evolucao-um-fato

Porventura a Deus se ensinaria ciência, a ele que julga os excelsos?” – Jó 21:22

A premissa de que o Universo (e tudo o que nela há) foi criado por Deus, longe de atrasar o conhecimento científico, pode acelerar esse conhecimento ainda mais. Os evolucionistas insistem colocar toda a ciência ao seu lado, deixando para os chamados anti-evolucionistas o papel de provar o contrário, dizem: "Não há um único artigo respeitado pela comunidade científica que tenha oferecido uma alternativa racional à teoria de Darwin"

Este é o Deus da Bíblia, o Deus que criou o céu e a terra, separou as luzes das trevas, fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos, colocou no céu o sol, a lua e as estrelas, povoou as águas de peixes e os céus de pássaros, povoou a terra de animais de todas as espécies e criou o homem à sua imagem e semelhança.

___ A Bíblia afirma___

No princípio criou Deus os céus e a terra” – Gênesis 1:1

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” - Colossenses 1:16

Outras citações ao final do artigo, não deixe de ler... 

O Homem não é uma evolução dos símios

1-homem-nao-animalO corpo humano nada mais que uma combinação de produtos químicos, possui 13 elementos, (8 sólidos e 5 gasosos), dentre eles oxigênio, hidrogênio, azoto, cloro, enxofre, cálcio, água, potássio, ferro e cal formando 214 ossos e cartilagens e aproximadamente 500 músculos, 15 quilos de sangue (adulto).

Nosso coração bate em média 70/80 vezes por minuto ou 103.000 batidas por dia e a cada pulsação desloca 170 gramas de sangue, arremessa nada menos de 12.000 toneladas de sangue cada dia.. Em questão de minutos todo o sangue passa pelo coração.

Respiramos aproximadamente 1.200 vezes por hora utilizando 306 litros de ar sendo que a capacidade pulmonar é de 5 litros de ar.

A visão, O olho humano, por exemplo, possui 137 milhões de células sensíveis à luz, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso e o cristalino e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico em posição invertida; a imagem formada na retina também é invertida. O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram. Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. Com os dois olhos, passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade.

A Audição, O ouvido funciona graças a minúsculos ossinhos (os menores do corpo) que, em contato, transmitem as vibrações sonoras a uma estrutura supercomplexa chamada cóclea. Ali, as vibrações são transformadas em impulsos elétricos, enviados para ser decodificados pelo cérebro. o ouvido humano, é também responsável pelo nosso equilíbrio.

O paladar,  Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o teto da boca (o palato) também é sensível aos gostos.

O Tato,  nos leva a percepção da temperatura, da dor, e até mesmo a percepção da pressão.. Para que nós sejamos capazes de obter as percepções táteis existem na pele uma série de terminações nervosas e corpúsculos.

O olfato, captar odores com o sistema olfativo. O órgão olfativo se forma a partir de um espessamento epidérmico situado na região etmoidiana do crânio, a neurorecepção somente será ativada após as moléculas das substâncias odoríferas serem dissolvidas no muco que recobre a membrana pituitária.

E todo esse complicado sistema fabril trabalha sem um perito-chefe, sem um contador, sem relógio e sem uma junta de diretores. Tudo está em seu lugar e cada operação é executada pronta, eficiente e economicamente, sem nenhuma perda de tempo, de trabalho ou de material. Milagre? Que outra coisa poderíamos chamar a isso?

Somos uma criação extraordinária de Deus e muito mais do que um corpo fascinante, somos alma vivente que pensa, sente, ama, deseja e almeja pelo criador, por sua presença e comunhão.

A Bíblia diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança” - Gênesis 1:26

A evolução baseia-se na premissa de que o tempo mais a matéria (que é impessoal) e ainda o acaso formaram todos os seres vivos e suas espécies, ou seja, o homem é nada mais nada menos do que um “acidente”, não tendo valor final nem propósito.

O homem foi um ser planejado, elaborado e criado por Deus não uma mera e inesperada evolução dos símios:

A Bíblia diz:Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” - Gênesis 2:7

Desenho inteligente alienígena?

1-desenho-inteligente

Sabemos hoje que o nosso material genético está altamente codificado. O conhecimento da ciência genética tem avançado numa velocidade estonteante, e demonstram uma clara evidência da necessidade de um inventor. 

Até aí a coisa parece soar bem aos ouvidos, mas o problema é que este inventor, de acordo com alguns que defendem o Desenho Inteligente não é necessariamente o Deus Bíblico, e isto explica porque alguns evolucionistas são simpáticos a esta teoria. Este inventor poderia ser um ser intergaláctico, a vida neste caso teria vindo de outros planetas, etc...

___ A Bíblia afirma ___

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos" - Romanos 1:18-22

Eis um adágio

1-moedor-de-carneCerto homem de negócios ao observar a perfeição das estrelas e planetas, seu sistema e ordem, disse: Em nossa fábrica, uma nova operária leva mais ou menos dois dias para aprender a montar as 17 peças de um moedor de carne.

Pode ser que alguns acreditem que esses milhões de mundos, cada um com suas órbitas separadas, perfeitamente equilibradas no espaço tenham se agitado por um bilhão de anos e se organizado maravilhosamente como estão hoje.

Eu sou meramente um fabricante de instrumentos cortantes, mas, uma coisa eu sei: você pode agitar as 17 partes de um moedor de carne em uma tina pelos próximos dezessete bilhões de anos e nunca terá uma máquina de moer carne”.

___ A Bíblia afirma ___

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!" - Isaías 5:20-21

 

3-ele-escolheu-a-fe

A vida como resultado de mutações aleatórias da matéria a partir de modelos extremamente simples e a vida criada de forma soberana e inteligente tem gerado um acalorado bate-boca entre seus defensores.

O que frustra, e muito, alguns evolucionistas é a forma confiante e final com que os que crêem na Bíblia encaram o tema, alegam toda sorte de ignorância e coisas que não convém escrever. Deus criou todas as formas de vida no começo: plantas, aves, peixes, animais terrestres e pessoas. Toda a vida veio de Deus.

Convém reafirmar que de forma alguma quero dar-lhes respostas convincentes e conclusivas pois a mim basta a resposta que Jesus deu ao malfeitor crucificado com ele quando este o indagava se Ele era Deus ou não e o incitava a descer da cruz como prova, ou seja, nenhuma, nenhuma resposta, mas ao outro também malfeitor que o reconheceu como Rei de fato, não somente o respondeu mas ainda lhe deu a promessa de estar com Ele no seu Reino.

Por desígnios dEle mesmo, Deus escolheu a fé, certamente Ele que criou seres tão inteligentes, que se designam especialistas, cientistas e doutores não tem problema algum de comunicação, assim como Jesus demonstrou na cruz, mas Ele escolheu a fé... não o convencimento, sinais e provas, pois para isto bastaria abrir-lhes o entendimento, mas não... ele escolheu a fé.

___ A Bíblia afirma___

Pela fé entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus” - Hebreus 11:3

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.Aí pôs uma tenda para o sol” - Salmos 19: 1

“Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, z’sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis” - Romanos 1:20

De um autor desconhecido: “Não preciso acender uma vela para ver o sol”.

Nota: A simetria bilateral, o tarambola-dourado, as abelhas, as borboletas, as girafas, as zebras, o besouro bombardeiro, o cérebro, o coágulo sanguíneo, os órgãos vestigiais e o sistema digestivo apresentados neste artigo poderiam se multiplicar às centenas, mas como mencionei antes não irei por esta avenida. Em anexo segue alguns links e referências para aqueles que assim o desejarem:

 

Em Cristo,

marcos-teixeira

 

 

Para apreciação e louvor:

1-palavra-de-deus“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente... Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem” – Gênesis 2:7,21-22

“O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” - Salmos 121:2

“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” – Apocalipse 4:11

“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios” – Salmos 24:1-2

“Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará” – Isaías 40:26

“Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca... Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu” – Salmos 33:6,9

“Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora” – Neemias 9:6

“Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados” – Salmos 148:1-5

“E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora” – Apocalipse 10:6

“Aquele que por entendimento fez os céus; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que estendeu a terra sobre as águas; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que fez os grandes luminares; porque a sua benignidade dura para sempre; O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre; A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre” – Salmos 136:5-9

“Teus são os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude tu os fundaste. O norte e o sul tu os criaste; Tabor e Hermom jubilam em teu nome. Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra” – Salmos 89:11-13

“Porque Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele” - João 1:3

“os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” - Salmos 19:1

 

 

Mais sobre o assunto:

Na WEB

www.universocriacionista.com.br

www.scb.org.br

www.michelsondigitais.blogspot.com/

www.impacto.org.br

antesdelfin.com

www.cpb.com.br

www.revistacriacionista.com.br/

www.tvorigens.com.br

www.overbo.com.br/portal/

www.deolhonasorigens.com.br/

www.filosofiadasorigens.com.br

ssilva777.br.tripod.com

www.cacp.org.br

bereianos.blogspot.com

logoshp.6te.net/

www.vivos.com.br/

 

 

Livros, Revistas e Vídeos

 

Evolução – Um livro texto crítico,

A origem da vida. George Wald

Em Busca das Origens – Evolução ou Criação,

A Base molecular da vida: uma introdução à biologia molecular

Como ensinar aos seus filhos a harmonia entre o criacionismo e a ciência,

Biologia molecular básica. Arnaldo Zaha

Fé, Razão e História da Terra,

Eles criam em Deus,

The emerging conceptual framework of evolutionary developmental biology. W.Arthur  

Revista Criacionista,

Físico-Química. P. W. Atkins

Revista De Olho nas Origens

Secret life of genes. Günter TheiBen

Introdução à Teologia Sistemática. Millard J. Erickson

A caixa-preta de Darwin - Michael Behe.

O Relojoeiro Cego - Richard Dawkins

Série “De olhos nas Origens”

Série “Criacionismo” – DVD duplo

Vídeo e DVD “Fé na Ciência” - Adauto Lourenço

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.