Qui18042024

Back Início

Artigos

Salvação

salvacao-pela-feMas o que é salvação?

- Se um Médico faz uma cirurgia em você e retira um grande tumor maligno com sucesso, você diria que ele salvou sua vida. 

- Se um Bombeiro entra num prédio em chamas pronto a desabar sobre você e o retira de lá, você diria que ele salvou sua vida.

- Se um Salva-Vidas sai de sua cadeira e te retira do mar quando você está prestes a se afogar, você diria que ele salvou sua vida.

Mas salvar de quê? Do que realmente estamos falando? Num mundo que jaz no maligno, a salvação nada mais é do que escapar desta escravidão e morte recebendo a reconciliação e a vida eterna com Deus por Jesus, não é por obra, é por Jesus, o seu sofrimento, morte e vitória no calvário, sua ressurreição. (leia o texto Calvário na categoria "Fundamentos" no site)

Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno” – I João 5:19

E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as cousas, quer sobre a terra, quer nos céus” – Colossenses 1:20

O que mencionamos aqui sobre salvação é questão de vida ou morte, e posso te garantir que no final de tudo será a sua salvação o que mais importa pra você! Não sua conta bancária, sua carreira, seus amigos, sua fama, sim, isto mesmo sua salvação!

 A porta para a reconciliação ainda está aberta

 O fato é que existem muitas pessoas que pensam ser salvas, mas não o são de fato. Ninguém é salvo simplesmente porque diz que é... mesmo que estejam congregando e freqüentando escolas bíblicas, e ninguém é salvo porque sabe como ser salvo.

Muitos garantem erroneamente que não podemos perder a nossa salvação, na verdade, você pode dizer que sabe que “aceitou” a Cristo, mas olhe para a sua vida hoje... Você é salvo? E como você sabe disto?

A primeira resposta quase sempre é um “sim”, mas já a segunda resposta vem mais fraca, mais anêmica, mais evasiva e por vezes sem convicção alguma.

Salvação tem que ser algo claro, límpido e cintilante em nossos corações e certamente as Escrituras tem muito a nos ensinar sobre isto:

“Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai” - João 8:30-38

O contexto aqui é uma mulher pega em adultério e Jesus ensinando sobre ser Ele a luz do mundo.

Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho” - Mateus 13:18-19

Ouviu o evangelho, mas a semente foi arrebatada dele.

Então, ouve salvação? Ouviu, não entendeu, foi tirada dele.

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, com a chegada da angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende” (Mt 13:20,21)

Ouviu o evangelho e logo se alegrou, mas as dificuldades e tribulações lhe fizeram repensar seu compromisso com Jesus.

Então, ouve salvação? Ouviu se alegrou com o que ouviu, mas com a chegada de desafios, decidiu não pagar o preço deste caminho.

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mt 13:23)

Esta é a pessoa que não produz fruto devido aos cuidados do mundo.

Então, ouve salvação? Ouviu a palavra mas a semente não frutifica devido às paixões do mundo.

“Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta” (MT 13:23).

Esta é a pessoa que ouviu e compreendeu a palavra.

Então, ouve salvação? Sim, certamente sim, uns frutificam mais do que outros, mas todos os verdadeiramente salvos produzem frutos.

Você é salvo?

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” - (Mt 13:24-30)

Muitas pessoas acreditam em Jesus, muitas mesmo, mas você não pode falar sobre salvação até que os frutos apareçam e quando é que os frutos aparecem? Na primavera ou no outono? No início da jornada muito joio pode ser confundido com trigo, confissão não é a mesma coisa que conversão.

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem” - Tiago 2:19

O Senhor disse pra deixar que o joio e o trigo permaneçam juntos, pois Ele mesmo cuidará desta situação em tempo oportuno. Amados, entenda, ainda que pudéssemos claramente identificar o joio não existe em nós capacidade, justiça ou entendimento para arrancá-lo sem ferir ou matar o trigo  

No exemplo desta parábola vemos os salvos e não salvos, uns serão queimados e outros ajuntados no celeiro.

Fazer não é o que salva, mas aquele que é salvo faz. (a vontade do Pai).

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” – Mateus 7:21

E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” – Lucas 6:46

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” – Mateus 7:22-23

Não é o que você diz, mas é sua vida que fala sobre Jesus e da sua intimidade com Ele. Veja que Jesus não disse que eu já te conhecia antes, mas faz tempo que a gente te via, ao contrário Ele disse de forma bem clara que NUNCA te conheceu.

A maior evidência de um verdadeiro discípulo de Jesus é a de que ele se firma (Permanece, continua, fica, persiste) em sua palavra.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” - João 8:31-32

“... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” - Filipenses 2:12b

 

Firme na Rocha!

marcos-teixeira 

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.