Seg22072019

Back Início Pensatas Matutando Pense Nisto Reflexões Lei Entalhada

Lei Entalhada

lei-entalhadaUm amigo certa vez me disse: “Deus acha que o Espírito Santo é tudo o que você precisa”, ou seja, não há presente nem dádiva melhor nem maior que nos possa ser oferecida do que esta. Deus nos deu o melhor: Seu Espírito. 

Não é uma afirmativa forte demais? Tudo o que eu preciso já me foi dado. Não será genérico demais? Queridos, esta declaração para mim sempre tem o efeito de um grande terremoto, onde todas as minhas estruturas e escalas de valores são testadas. A Palavra nos diz que somos santuários vivo do Altíssimo e que o Espírito Santo intercederá por nós até mesmo com gemidos inexprimíveis e nos auxiliará em todas as nossas fraquezas.  

Uma vez Abraão perguntou: “O que me darás, Senhor, vendo que não tenho um filho?”. Ao que o Senhor lhe respondeu: “...Eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão” (Gênesis 15:1).  

Deus estava aqui dizendo: “Abraão, te darei a mim mesmo, serei o seu defensor e seu grande galardão não precisa temer nenhum inimigo enquanto viver, porque Eu lhe serei Deus!” Uma pergunta pode soar em muitas mentes e corações: Mas porque tanto sofrimento, tanta dor? Porquê? O profeta Habacuque nos revela algo:  

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor é a minha força; torna os meus pés como os das corças, e me faz andar sobre os lugares altos” (Hab 3:16-19)

O que te vem ao coração quando você lê esta passagem? Habacuque parece saber, enxergar e viver algo que muitos cristãos nos dias de hoje sequer vislumbram, ele sabia que sua força não estava em circunstância alguma mas únicamente no Senhor. 

Meu coração fica partido quando ouço o que muitos púlpitos da igreja de hoje tem anunciado e declarado sobre o que vem a ser uma vida vitoriosa e como obtê-la, quase nunca menciona-se a palavra aflição.   

Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmo 119:71) 

Seria realmente bom para mim ser afligido? Mas isto não combina com a prosperidade e a vida abundante que Cristo prometeu que tipo de palavra é essa?  

Para se ter ouro depurado é preciso uma fornalha de fogo. O significado da palavra aflito em hebraico é: “abatido, perturbado, diminuído, corrigido, desonrado, ofendido, humilhado, enfraquecido, rebaixado.” Então podemos ler:  

“Foi-me bom ter sido abatido, perturbado, diminuído, corrigido, desonrado, ofendido, humilhado, enfraquecido, rebaixado. E tudo com um propósito: para que eu aprendesse os decretos do Senhor!” 

O significado da palavra decretos neste texto é: “lei entalhada.” Então podemos ler: “Foi-me bom ter sido abatido, perturbado, diminuído, corrigido, desonrado, ofendido, humilhado, enfraquecido, rebaixado. E tudo com um propósito: para que neste processo fosse entalhada a Lei, a Palavra e os Caminhos do Senhor no meu coração.” 

O Verbo vivo, a Palavra viva, Jesus precisa ser entalhado em nosso ser. Não sei quanto a você querido mas eu me sinto bem demais ao saber que toda luta, dor e sofrimento que tenho enfrentado tem uma finalidade tão sublime e maravilhosa.  

As vezes com lágrimas, muitas lágrimas e as vezes com um sorriso sobrio mas poder glorificar o nome de Deus e dizer que “o Senhor é a minha força” faz o meu ser se alegrar e descansar no Deus da minha salvação.

 

Firme na Rocha! 

marcos-teixeira 

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.