Dom24062018

Back Início Mundo Bíblico Escrituras Examinando as Escrituras Festas Bíblicas 1 - Páscoa - Pessach

1 - Páscoa - Pessach

pascoa

 

   “No mês primeiro, aos 14 do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor” - Levítico 23:5

   “Que os filhos de Israel celebrem a páscoa na data determinada” – Números 9:2-3

Egito, dia 14 de abib, do ano em que os filhos de Israel foram livres da escravidão. Na noite anterior ao êxodo, como Deus ordenara, um cordeiro pascal foi morto, e o sangue foi aspergido sobre as ombreiras e verga como uma garantia contra o anjo da morte que estava a passar naquela noite. 

   “E falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro” - Êxodo 12:1-14

Esse seria um dia decisivo. Dia de regozijo para alguns e desespero para outros. Naquela noite, o anjo da morte visitaria o Egito e mataria a todos os primogênitos, desde os animais ate o filho de Faraó.

   "Quando o SENHOR, teu Deus, eliminar de diante de ti as nações, para as quais vais para possuí-las, e as desapossares e habitares na sua terra, guarda-te, não te enlaces com imitá-las, após terem sido destruídas diante de ti; e que não indagues acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações aos seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Não farás assim ao SENHOR, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses. Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás" - Deuteronômio 12:29-32

A celebração cristã que mais representa o significado do verdadeiro cristianismo é a páscoa. Nela encontramos elementos que resumem o que verdadeiramente significa ser cristão no mundo de hoje.

Sem a páscoa cristã não teríamos nenhuma boa notícia para contar a ninguém.

   "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo." - João 1:29b

- A experiência da páscoa cristã veio confirmar todo o ministério terreno de Jesus. Ele foi verdadeiro e tudo aquilo que ele disse e fez se consumam nesta experiência Maravilhosa; 

Os evangelhos só foram escritos por causa deste evento e que sem ele não teríamos nada para contar ao mundo; 

Também nos fala de uma era que se estava findando e de uma nova que estava tomando forma e começando. A páscoa cristã tem profunda influência na origem da missão da Igreja cristã primitiva, pois era o Cristo ressurreto e exaltado que atraia e atrai as pessoas a Deus.

   "Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro Pascal, foi imolado. Por isto celebremos a Festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim, com os asmos da sinceridade e da verdade." - I Coríntios 5:7-8

Devemos viver a festa da Páscoa de uma maneira que nos santifica, devemos nos imaginar pessoalmente sendo libertos por Deus, como se fizéssemos parte daquele povo que estava lá no Egito, escravos em terra estrangeira.

O mundo hoje está cheio de cristãos que não se agarram à palavra de Deus

Devemos testemunhar esta libertação aos nossos filhos.

   "Naquele mesmo dia contarás a teu filho dizendo: É isto que o Senhor fez quando saí do Egito." - Êxodo 13:8

Os israelitas eram escravos dos egípcios, e não tinham como alcançar a sua liberdade, e necessitavam que alguém fizesse isto por eles, e clamaram ao Senhor de Israel.

E o Senhor enviou a Moisés, o Egito sofreu 10(dez) pragas,

  • Sangue
  • Rãs
  • Piolhos
  • Moscas
  • Peste no gado
  • Úlceras
  • Saraiva
  • Gafanhotos
  • Trevas
  • Morte dos primogênitos

Foi na décima praga, que seria a morte de todos os primogênitos, que se deu a libertação dos israelitas, mas como fariam os israelitas para escapar dessa destruição?

Não lhes bastaria serem filhos de Abraão.

Não seria suficiente serem pessoas boas e religiosas.

O livramento se daria mediante a obediência ao que Deus determinara a Moisés. Naquela tarde, as famílias dos israelitas deveriam se reunir, e cada uma deveria matar para si um cordeiro. Seu sangue deveria ser passado nos portais das casas. Dentro delas, as famílias comeriam a carne do animal juntamente com ervas amargas.

E foi isto que o Senhor fez por Israel. Toda Redenção acontece porque um preço é pago. Neste caso o que poderíamos chamar de fiança foi o cordeiro da páscoa.

O Senhor libertou seu povo dos egípcios na noite da décima praga (morte dos primogênitos), e este livramento de morte foi obtido através do sacrifício de um cordeiro com a aspersão do sangue nas ombreiras e varga das postas de suas casas.

Pessach (Passar Sobre), se refere ao anjo da morte que, ao ver o sangue do cordeiro nas casas israelitas, dirigia-se a outra passando sobre ela.

Redenção

O mesmo hoje acontece conosco: o pecado em nossas vidas é tão dominante que somos descritos não só como escravos dele

   "Mas, graças a Deus, porque outrora escravos do pecado, contudo viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da Justiça." - Romanos 6:17-18

Como também, espiritualmente mortos nele.

   "...e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos; e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." - Efésios 2:5-6

Também em nosso caso havia a necessidade de que outra pessoa nos libertasse, bem como, a necessidade de se pagar um preço.

Jesus, que sempre celebrou a Páscoa, naquele ano, ofereceu-se em sacrifício como o Cordeiro de Deus, assinalando bem o significado da Páscoa.

Queridos, não somos livres para fazer o que desejamos, agora Pertencemos a Deus, fomos comprados pelo sangue do seu Filho.

   "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." - I Coríntios 6:19-20

   "Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós" 1 Co 5.7 

   “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” - I Pedro 1:18,19

 

Em Cristo,

marcos teixeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.