Sáb15122018

Back Início Mundo Bíblico Escrituras Examinando as Escrituras Arqueologia Bíblica Métodos de Datação Arqueológica

Métodos de Datação Arqueológica

metodos-datacaoA datação é a determinação da idade de um objeto, fenômeno natural ou uma série de eventos. Existem dois tipos básicos de metodologia de datação, relativa e absoluta.

Na datação relativa, a ordem temporal de uma sequência de eventos é determinada, permitindo ao investigador presumir se um determinado objeto ou evento é mais velho ou mais jovem, ou se tenha ocorrido antes ou depois que um outro objeto ou evento.

Já na datação absoluta ou cronométrica, o investigador estabelece a idade de um objeto ou evento em anos.

Muitos dos trabalhos com estes métodos de pesquisa utilizam registros fósseis em seus estudos. Fósseis permitem a datação geológica. São originalmente estruturas, como ossos, conchas, ou madeira (frequentemente alterados através de mineralização ou conservados como moldes e contramoldes), ou impressões, como pegadas e trilhas.

As folhas são muitas vezes preservadas como um filme de carbono delineando a borda de sua forma. Ocasionalmente organismos (como mamutes) são totalmente preservados em solo congelado, turfeiras e lagos de piche, ou presos em resinas endurecidas (como insetos no âmbar).

 

 

marcos-teixeira

 

Acesse: Fiabilidade dos Métodos de Datação 

 

Referências:

r_cph r_cemal r_ocean

r_action r_arizona r_dominguez

r_bogology r_chronologist r_wiki

 

 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.