Dom24062018

Back Início Igreja Ecclesia - εκκλησία Biografias Benjamin Breckinridge Warfield

Benjamin Breckinridge Warfield

benjamin-breckinridge-warfieldBenjamin Breckinridge Warfield (1851 - 1921) foi professor de teologia no Seminário Teológico de Princeton de 1887 a 1921. Seria o último expoente de Princeton, antes das divergências de 1929 onde foram criados o Seminário de Westminster e a Igreja Presbiteriana Ortodoxa.

Warfield nasceu perto de Lexington, Kentucky em 05 de novembro de 1851. Filho de pais ricos, William e Mary Cabell (Breckinridge) Warfield, originários de Virgínia, seu avô materno foi o pregador presbiteriano Robert Jefferson Breckinridge (1800-1871), filho de John Breckinridge, que havia sido senador dos Estados Unidos. Seu tio John C. Breckinridge, o décimo quarto vice presidente dos Estados Unidos, e um Confederado na Guerra Civil Americana.

Por um curto período em 1876 ele pregou em igrejas presbiterianas em Concord, Kentucky e Dayton, Ohio, e recusou seu primeiro convite para se ordenar pastor. Se mudou com sua esposa para Alemanha em 1876. Foi o pastor adjunto da Primeira Igreja Presbiteriana de Baltimore, Maryland por um curto período de tempo. Então ele tornou-se um instrutor Western Theological Seminary, que agora é chamado de Pittsburgh Theological Seminary. Foi ordenado sacerdote em 26 de abril de 1879. Em 1887 Warfield foi nomeado para o Seminário Teológico de Princeton.

Ele advogou em prol do diaconato feminino, mesmo tendo dito que a “justificação escriturística para o mesmo á escassa”, cita o caso de Febe a diaconisa, onde tendo duas opções interpretativas, o texto deixaria a “indicação” que que havia diaconato femenino, e apresenta comentário a uma carta de 112 d.C. uma um carta entre cristãos da Igreja Primitiva de 112 d.C onde se usa o termo latino “ministrae” 

É um expoente teólogo e uma das principais referências dos defensores do cessacionismo, chegou a defender que alguns carismas, mesmo em tempos apostólicos, não foram verdadeiros, sendo um grande opositor do sobrenaturalismo no interior da Igreja.

Seguiu fielmente a Confissão de Fé de Westminster . Acreditava que a teologia modernista era problemática, uma vez que se baseava no pensamento do intérprete da Bíblia e não no autor divino das Escrituras. Ele pregou a doutrina do Sola Scriptura - que a Bíblia é inspirada palavra de Deus e é suficiente para o cristão a viver a sua fé.

Os Batistas Independentes atribuem a Warfield a introdução do liberalismo no Seminário de Princeton, e alegam que teria sofrido influência do racionalismo alemão, onde estivera entre 1872 e 1873; bem como afirmam ter sofrido influência das teorias dos anglicanos Westcott e Hort, contribuído para o que chamam de "uma das maiores fraudes da bibliologia", a aceitação do Criticismo Textual. 

Dois nomes influenciaram tremendamente a SBC (Convenção Batista do Sul) de modo que suas idéias se infiltraram na convenção: o presbiteriano B.B. Warfield (1851 - 1921) de Princeton Seminary (baluarte da ortodoxia que se tornou liberal após a administração de Warfield) e o batista A.T. Robertson (1895-1934). Esses dois foram tremendamente influenciados pelo racionalismo alemão (a Alemanha, aonde Warfield fora, era e é um dos piores lugares do mundo para se estudar teologia devido às influências liberais e de incrédulos racionalistas e apóstatas travestidos de "eruditos"). Warfield embarcou em fevereiro de 1872 para Edinburgh e após isso se transferiu para Heidelberg. Eles caíram na armadilha das falsas teorias dos anglicanos Westcott e Hort, a Dupla Dinâmica trapaceira que contaminou muitos evangélicos do século 19 e início do 20. Como resultado disso, o Texto Crítico, que é uma das maiores FRAUDES da bibliologia, foi aceito e como conseqüência, a dilapidação da autoridade das Escrituras para os que o abraçaram. 

 

 

Acesse de Benjamin Breckinridge Warfield: Justificação pela fé: fora de moda?

 

 

 

 

 

Fundamentos da Fé

fundamentos
Nada Além de Cristo Jesus
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.