Ter23042024

Back Início Defesa da Fé Apologética A Criação Os Fósseis Vivos O Ornitorrinco

O Ornitorrinco

ornitorrincoNão há limite para o número de adjetivos bizarras que você poderia usar para descrever um ornitorrinco. Eles têm um focinho como um pato, mas um corpo peludo como um mamífero; põem ovos e são um dos únicos mamíferos venenosos do mundo.  Estudos sobre o genoma do ornitorrinco, o estranho animal com pele, pelos, bico de pato, rabo de castor e patas com membranas, apontaram que o animal é, ao mesmo tempo, um réptil, um pássaro e um mamífero, segundo relatório publicado pela revista Nature.

O ornitorrinco tem um corpo hidromecânico e comprimido dorsoventralmente. Os membros são curtos e robustos, e os pés possuem membrana interdigital. Cada pé tem cinco dígitos com garras. A cauda é semelhante à de um castor. O focinho, que lembra um bico de pato, é alongado e coberto por uma pele glabra, macia, húmida e encouraçada; ele é perfurado sobre toda sua superfície por poros com terminações nervosas sensitivas.

Tanto o peso quanto o comprimento variam entre os sexos, sendo o macho maior que a fêmea, sendo o seu tamanho médio à volta de 40 cm, mais 13 cm de cauda. Chega a pesar, no máximo, 4 kg. O tempo médio de vida é cerca de 15 anos.

Tem patas palmadas e por isso é um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos. Dentro da água seus olhos e ouvidos fecham. Ele cava a lama com seu bico, à procura de comida. O bico não é ósseo, mas coberto por uma membrana sensível. Alimenta-se de girinos, crustáceos, vermes e peixinhos.

Ainda mais estranho, que tem 10 cromossomas sexuais em oposição aos dois (X e Y) que a maior parte dos outros mamíferos têm. Não é nenhuma surpresa que eles são o único representante vivo da família Ornithorhynchidae.

O ornitorrinco é endêmico da Austrália, onde é encontrado no leste de Queensland e Nova Gales do Sul, no leste, centro e sudoeste de Victoria e Tasmânia. A espécie está extinta na Austrália Meridional, onde era encontrada nas Colinas de Adelaide e na Cordilheira do Monte Lofty.

O ornitorrinco é carnívoro e alimenta-se de insetos, vermes e crustáceos de água doce. As presas são guardadas nas bochechas a medida que são apanhadas, e quando um número suficiente é reunido, ou quando é necessário respirar, ele retorna a superfície para comê-las.

A distribuição geográfica mostra considerável flexibilidade tanto na escolha do habitat quanto na adaptabilidade a uma variação de temperatura. A espécie é capaz de enfrentar tanto as altas temperaturas das florestas tropicais de Queensland, como áreas montanhosas cobertas por neve em Nova Gales do Sul.

O habitat preferido são os rios e lagos de água doce, bem como túneis subterrâneos que escava no solo. O período de incubação dos ovos é de 10 dias e o normalmente é de 2 ou 3 ovos em cada postura. Os filhotes recém eclodidos são vulneráveis, cegos, e pelados, com cerca de 18 milímetros de comprimento, e se alimentam do leite produzido pela mãe.

Ornitorrincos e echidas são os únicos mamíferos que põem ovos na Terra, tornando-os extremamente valioso para o estudo da evolução dos mamíferos. Fósseis encontrados datam de pelo menos 167 milhões de anos atrás.

marcos-teixeira

O Corpo Humano

corpohumano
Uma Assombrosa Maravilha
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.