Seg16092019

Back Início Atualidades Mundo Cotidiano Ciência & Tecnologia Chips que Imitam Cérebro

Chips que Imitam Cérebro

IBM desenvolve chips que imitam cérebro humano

chips-que-imitam-o-cerebroA IBM anunciou hoje a criação de dois chips experimentais, cuja estrutura é semelhante à do cérebro humano. Os novos chips podem ser o inicio de uma nova era, a que a empresa chama computação cognitiva. O objetivo final desta investigação é produzir computadores que possam imitar a forma de percepção, aprendizagem e acção dos seres humanos.

Segundo a informação disponibilizada pela empresa, os chips são o resultado de um projeto de três anos que envolve a IBM e as universidades de Cornell, da Califórnia e de Wisconsin. O projeto está a ser financiado pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), a agência responsável por financiar a investigação científica na área da Defesa.

Em face dos bons resultados deste projeto, a DARPA anunciou um reforço de 21 milhões de dólares no financiamento, o que significa que o valor total do dinheiro investido passará para 41 milhões de dólares, cerca de 28,5 milhões de euros.

Esta nova geração de processadores é muito diferente dos atuais chips usados pelos computadores. Com a computação cognitiva, os investigadores esperam replicar o tipo de ligações dos cérebros humanos, com os seus neurónios e as sinapses que permitem a comunicação entre eles. Os computadores cognitivos, explica a empresa, deverão ser capazes de aprender através da experiência, encontrar corelações, criar hipóteses e aprender com os resultados. Usarão menos espaço e consumirão menos energia do que os computadores atuais.

"Imaginem semáforos que possam integrar observações, sons e cheiros e assinalar cruzamentos perigosos antes de os dessastres acontecerem", diz Dharmendra Modha, principal investigador deste projeto. "Ou imaginem processadores cognitivos que conseguem transformar servidores, portáteis, teblets e telefones que interagem com o seu ambiente".

 

IBM

 

Saúde & Família

saudeefamilia
Informar, Educar e Divulgar

Ciência & Tecnologia

cienciaetecnologia
O Conhecimento Científico
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.